Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
A UNIVERSIDADE COMO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA UFBA
Angela Machado Rocha UFBA
Cristina M. Quintella UFBA
Ednildo A.Torres UFBA
1. Doutoranda,orientanda de Prof.Dra.Cristina M.Quintella e Prof.Dr.Ednildo Torres
2. Prof.Dra Cristina M. Quintella-Lablaser-Instituto de Química-UFBA
3. Prof.Dr.Ednildo A.Torres-LEN-Escola Politécnica-UFBA
INTRODUÇÃO:
O trabalho relata resultados da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concernentes ao Projeto “Sistema de Inovação da UFBA: Estruturação em Rede, Consolidação, Fortalecimento e Expansão”, contemplado em 2008, através do Edital de Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Articulado em rede, o Projeto compreende organismos/unidades da ICT, denominados Nós, sob a coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFBA (NIT-UFBA), exigência da Lei de Inovação Tecnológica.
O conceito de Sistema de Inovação considera que o desempenho inovador de um local é função de condições que permitam o crescimento de mecanismos interativos organizacionais baseados na apropriação das criações e difusão da tecnologia.
Produtora de conhecimento, a UFBA é potencial geradora de inovação e deve fomentar a transformação do conhecimento científico em desenvolvimento tecnológico, o que trará desenvolvimento econômico e social para a Bahia. Entretanto, devido aos incentivos a publicações, aliados ao desconhecimento da propriedade intelectual, constata-se que a UFBA ainda está em passos de inovação. A mudança desse paradigma passa a contar com os Nós em questão.
METODOLOGIA:
A metodologia foi de caráter exploratório, através de levantamento bibliográfico sobre Inovação e a cadeia produtiva de Propriedade Intelectual (PI) e Transferência de Tecnologia (TT), análise documental do projeto e relatórios dos resultados obtidos pelos Nós componentes: NIT-UFBA, SAÚDE ,ENGENHARIA, ONDINA e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). O Projeto articulou-se de modo sistêmico e com estrutura radicular, ou seja, infiltrando suas raízes em cada Nó e nas várias áreas do conhecimento para fortalecer e ampliar as atividades de P & D & I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), identificando tecnologias com potencial de desenvolvimento/comercialização, gerando mais e melhores serviços para a sociedade.
RESULTADOS:
No projeto foram estabelecidos 6 objetivos: disseminar uma cultura de PI; gerenciar o Sistema de Inovação e o acervo de PI &TT; gerenciar e apropriar PI & TT; orientar a gestão do Sistema de Inovação; transferir e licenciar produtos e serviços e fortalecer a política institucional do Sistema de Inovação.
Após um ano de execução e 8 reuniões presenciais, constatam-se resultados positivos , sendo os mais relevantes apresentados a seguir.Houve aumento do registros de softwares, depósitos de patentes de invenção e de modelos de utilidades, o que motivou a instituição do Prêmio Inventor UFBA.Ampliaram-se ações de divulgação e disseminação da PI &TT na UFBA e na Bahia, através de palestras, material informativo, seminários e workshops. Foi lançado o Portal da Inovação, (www.portaldainovacao.org), com informações e oportunidades de PI e TT, além do blog “Software e Propriedade Intelectual :Modelos e Desafios” ,(www.nitnotic.wordpres.com). Foi instituído o Programa “Seja Empreendedor”, (www.sejaempreendedor.ufba.br), para fomento ao empreendedorismo inovador, tendo sido incubadas 4 novas empresas.Foram criadas disciplinas sobre PI e TT.Em 2011, previstas sobre o empreendedorismo tecnológico.
Os Nós realizaram capacitação técnica, especializando recursos humanos na gestão de PI e
CONCLUSÃO:
Políticas públicas incentivadoras da inovação potencializam o papel da UFBA enquanto ator do Sistema de Inovação da Bahia. Evidencia-se, pelos resultados exitosos apresentados pelos Nós, que está sendo concretizada uma ação firme, articulada e continuada da Universidade na busca da inovação, ancorada sob os direitos da propriedade intelectual, para que o conhecimento científico produzido seja convertido em desenvolvimento tecnológico, gerando o desenvolvimento econômico que a Bahia demanda.
Palavras-chave: UFBA, Sistema Local de Inovação, Universidade .