Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
PARÂMETROS GENÉTICOS PARA GERMINAÇÃO DE SEMENTES EM Jatropha curcas
Bruno Portela Brasileiro 1
Simone Alves Silva 1
Luciel dos santos Fernandes 1
Pedro de Almeida Santos 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
A espécie Jatropha curcas, pertecente à Euphorbiaceae e conhecida popularmente como Pinhão-manso, tem sido uma alternativa a agricultura familiar e aos programas de biodiesel (Nunes, 2007).
A busca por técnicas eficientes para propagação das espécies de interesse agronômico constitui uma etapa importante para a introdução da cultura no plantio comercial (Carvalho & Nakagawa, 2000).
Grandes esforços são concentrados objetivando o aumento de produtividade, tolerância a fatores ambientais e resistência a doenças e pragas via melhoramento genético, culminando no desenvolvimento de variedades que são repassadas aos produtores por meio de sementes (Gasques & Villa Verde, 1990).
Trabalhos verificando a variabilidade entre acessos para germinação de sementes têm sido realizados para diversas espécies, indicando que a variabilidade possui componentes genéticos e ambientais (Reis & Martins, 1986; Veasey & Martins, 1991; Veasey et al., 2000; Oliveira et al., 2003; Rego et al., 2005; Vieira et al., 2005).
Com a finalidade de dar continuidade aos programas de conservação e melhoramento genético da espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar a germinação de sementes entre diferentes acessos de Pinhão-manso.
METODOLOGIA:
As Sementes de 27 acessos de Pinhão-manso foram utilizadas na avaliação da germinação, utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições e 20 sementes por parcela.
As sementes selecionadas foram semeadas em sacos de polietileno de 18x25cm, contendo como substrato: Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico (4m³), Esterco (2m³), Super Simples (28kg) e Cloreto de Potássio (4.8Kg).
Foram estimados parâmetros genéticos para os caracteres germinação de semente (GERM%) e para o índice de velocidade de emergência (IVE). Os componentes de variância e parâmetros genéticos foram estimados conforme (Vencovsky & Barriga, 1992).
O ganho genético corrigido foi calculado conforme sugerido por Resende & Bertolucci (1995) e o coeficiente de endogamia da população recombinada (geração seguinte) foi estimado conforme Resende (2002).
Para a realização da análise de variância foi utilizado o software SAS versão 9.1.3 (2003).
RESULTADOS:
Os 27 acessos utilizados na avaliação da germinação de sementes apresentaram média de 70,60% de germinação e 2,98 de velocidade de emergência, havendo ampla variabilidade entre os acessos (p<0,01). Dos 27 acessos, 4 apresentaram 100% de germinação e outros 7 acessos apresentaram germinação ≥ 85%. O teste de agrupamento de médias formou respectivamente, 4 e 2 grupos para as variáveis germinação de semente e IVE.
Foram obtidos valores elevados para o coeficiente de variação genética, 31,18% para germinação de sementes e de 40,81% para IVE. O coeficiente de variação genética é um parâmetro relevante nos estudos de genética quantitativa uma vez que permite inferir sobre a magnitude da variabilidade presente nas populações e em diferentes caracteres (Resende, 2002).
Para herdabilidade no sentido amplo os valores obtidos foram de 95% para germinação de sementes e de 79% para o IVE, o coeficiente de variação relativo (CVr) foi superior a unidade para os dois caracteres, indicando alta possibilidade de ganhos genéticos (Vencovsky & Barriga, 1992).
Considerando a seleção entre progênies, com as 12 melhores famílias selecionadas, o coeficiente de endogamia da próxima geração foi estimado em 0,041 e o ganho de seleção corrigido foi de 16,29% para o caráter germinação de semente.
CONCLUSÃO:
O alto grau de variabilidade encontrado entre os genótipos de Pinhão-manso, juntamente com a elevada herdabilidade e o CVr superior a unidade, sugerem que métodos de melhoramento simples podem ser aplicados, obtendo ganhos consideráveis para potencial germinativo de sementes.
A seleção de matrizes que apresentam elevada germinação possibilitará a utilização de sementes de alta qualidade para se obter estande adequado e lavouras uniformes.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: Herdabilidade, Ganho Genético, Domesticação.