Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA AMOSTRA NA ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO ATUAL DE FORRAGEM EM PASTAGEM DE Brachiaria decumbens Stapf cv IPEAN
Lavine Silva Matos 1
Benedito Marques da Costa 2
Polianna dos Santos de Farias 3
1. Engenheira Agrônoma, ex-Bolsista do PIBIC/UFRB.
2. Orientador PIBIC, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB.
3. Estudante de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.
INTRODUÇÃO:
Para o manejo adequado das pastagens é de primordial importância o conhecimento da produção de forragem atual em kg.ha-1, para que se possa calcular a sua capacidade de suporte.O método mais utilizado para avaliar pastagens consiste no corte e pesagem da biomassa vegetal, incluindo a separação manual das espécies componentes. O método do corte estima a produção de forragem da pastagem pela colheita da massa vegetal em amostras de área conhecida, locadas no campo aleatoriamente, sistematicamente ou de maneira estratificada (MCINTYRE, 1987; MANNETJE, 2000). O formato, a dimensão da moldura e a quantidade de amostras interferem na precisão e exatidão do método utilizado na avaliação da massa de forragem (Frame, 1987, citado por PENATI et al., 2005). A definição desses critérios é importânte para reduzir o erro experimental decorrente da heterogeneidade das parcelas (GUZMAN et al., 1992).O objetivo deste trabalho é conhecer o número de amostras a ser tomado para obter estimativas confiáveis da produção atual de forragem em pastagem de Brachiaria decumbens Stapf. cv. IPEAN utilizando o método do corte com 2 molduras de áreas diferentes.
METODOLOGIA:
As estimativas da produção de forragem foram realizadas em área de pastagem de capim-braquiária do CCAAB da UFRB, utilizando-se o método do corte, no delineamento blocos casualizados, com 5 tamanhos de amostra (20, 40, 60, 80 e 100) e 4 blocos (transecções lineares).Nas estimativas foram utilizadas quatro transeções lineares paralelas, espaçadas de 10 a 15 m, onde marcou-se 25 pontos, equidistantes 5m, resultando em 100 pontos de amostragem. Após, foram sorteados 20, 15, 10 e 5 pontos por transecção de modo a ter 100, 80, 60, 40 e 20 pontos de amostragem. Em seguida foi registrado o peso da forragem verde e 150 gr da amostras foram acondicionadas em sacos de papel e levados a estufa para sofrerem pré-secagem à temperatura de 65 º C por 72 horas em estufa de circulação a ar, até peso constante. Em seguida, as amostras parcialmente secas serão submetidas a uma secagem final em estufa à temperatura de 105º C por 4h para determinações de matéria seca, segundo Silva e Queiroz (2002).
RESULTADOS:
As estimativas da produção atual de forragem (kgMS/ha) realizadas com 100, 80, 60, 40 e 20 amostras utilizando moldura de 1 m² mostraram que não há diferença estatística (P>0,05) entre número de amostras pelo teste de F ao nível 5% de probabilidade. O mesmo se deu utilizando-se a moldura de 0,25 m². Como não há diferenças estatísticas nessas avaliações, poderia-se fazer estimativas com 100 a 20 amostras.Contudo, esse tipo de amostragem pelo método do corte consome tempo na sua realização, deve-se usar o bom senso adotando outro critério estatístico na decisão do número de amostras a ser utilizado.Assim, outro critério a se considerar é o da observância do coeficiente de variação (CV), o índice de variação e erro-padrão da média de cada tratamento. Pimentel Gomes (2000) relata que o coeficiente de variação dá uma idéia da precisão do experimento, contudo, ignora o número de repetições. O índice de variação (IV) não tem esse defeito vez que leva em conta o número de repetições (n).O erro-padrão da média (Sm) representa a variabilidade entre as médias amostrais possíveis de serem coletadas e dá uma idéia da precisão da estimativa obtida para a média. Ele é inversamente proporcional ao tamanho da amostra e diretamente proporcional ao desvio padrão (Sx)(RIBEIRO JÚNIOR, 2001)
CONCLUSÃO:
Estimativas confiáveis da produção atual de forragem pelo método do corte, em pastagem de Brachiaria decumbens Stapf cv IPEAN, devem ser realizadas com 100, 80 ou 60 amostras, utilizando moldura de 1,00 m², por apresentarem os menores valores de erro-padrão da média e de índices de variação.
Instituição de Fomento: PIBIC/UFRB
Palavras-chave: Avaliação de pastagem, Forragem, Produção de matéria seca.