Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Presença de sintomas de descamamento eruptivo no limoeiro Cravo (Citrus limonia Osbeck) e em híbridos de citros
Almir Santos Rodrigues 1
Jadmilson da Cruz Dias 2
Hermes Peixoto Santos Filho 3
Walter dos Santos Soares Filho 3
Cristiane de Jesus Barbosa 3
1. Mestrando em Microbiologia Agrícola pela UFRB
2. Graduando em Engenharia Agronômica pela UFRB
3. Pesquisador(a) da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:
Diversas doenças afetam a cultura dos citros no Brasil, a exemplo do descamamento eruptivo dos citros (Bahia Bark Scaling, BBS), que está restrita à citricultura da Bahia e Sergipe. O BBS já foi descrito em pomeleiros, tangerineiras e laranjeiras doces, e ainda tem a sua etiologia e método diagnóstico não estabelecido.
Os sintomas variam de acordo com a variedade ou espécies afetadas e é sempre mais severo nos pomelos, que podem manifestá-los aos três anos de idade. O início dos sintomas nos ramos mais jovens caracteriza-se pelo escurecimento da casca, inchaço, rachaduras e exsudação de goma na casca que evoluem para o descamamento. Plantas adultas exibem descamamento intenso no tronco central e nos ramos mais velhos, podendo ser acompanhado por exsudação de goma.
O programa de melhoramento genético de citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical vem gerando híbridos para utilização como porta-enxertos, que são avaliados para a presença de sintomas de descamamento. Neste trabalho estudou-se o comportamento de 215 plantas híbridas (enxertadas e em pé-franco) e de seus parentais em relação à presença dos sintomas desta doença. As avaliações foram realizadas na área experimental da Embrapa, no Recôncavo Sul da Bahia, onde a doença está disseminada.
METODOLOGIA:
Foram avaliados 109 híbridos em pé-franco e 53 enxertados em limoeiro Volkameriano, além de seus parentais para a presença e severidade de sintomas de descamamento, por meio de uma escala de notas: 0- ausência de lesões; 1- presença de pequenas lesões isoladas no tronco principal e ramos; 2- presença de grandes lesões no tronco principal e ramos; 3- presença de grandes lesões em todo o tronco principal e na maioria dos ramos.
Para verificar a ocorrência de outros patógenos associados ao descamamento, em espécies onde o mesmo ainda não havia sido descrito, foi realizado o isolamento de tecidos da região com descamamento em meio BDA e incubação à 28ºC. Também se estabeleceu um ensaio de indexação biológica para verificar a presença de viróides, utilizando a cidra (C. medica L.) como planta indicadora.
RESULTADOS:
A maioria dos híbridos estabelecidos como pé-franco, 64% do total avaliado, apresentou sintomas de descamamento eruptivo, quando um dos parentais foi uma tangerineira, laranjeira doce ou o limoeiro Cravo. Em contrapartida, somente dez híbridos enxertados em limoeiro Volkameriano apresentaram sintomas de descamamento.
A avaliação dos parentais mostrou que tangerineiras, laranjeiras doces e limoeiros Cravo apresentaram sintomas típicos de descamamento, além de novas espécies observadas como a lima da Pérsia e a lima ácida Tahiti. Os resultados da avaliação apontaram também que cerca de 60% dos acessos do limoeiro Cravo da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical apresentam sintomas de descamamento eruptivo, mostrando que a espécie pode ser suscetível a esta doença.
De acordo com o isolamento realizado, foi possível isolar Lasiodiplodia sp. de plantas de lima da Pérsia e lima ácida Tahiti, apontando uma possível associação deste fungo com o descamamento eruptivo dos citros em determinadas plantas em campo.
A indexação realizada para presença de viróides nos parentais ainda está em avaliação.
CONCLUSÃO:
Foram observados sintomas de descamamento eruptivo em híbridos de citros cujos parentais são laranjeiras doces, tangerineiras, pomeleiros e o limoeiro Cravo.
Sintomas de descamamento foram observados na maioria dos acessos de limoeiro Cravo da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e em acessos de lima ácida Tahiti e lima da Pérsia.
Palavras-chave: BBS, Citrus spp., Limoeiro Cravo.