Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 2. Manejo Florestal
CRESCIMENTO INICIAL DO JENIPAPEIRO CULTIVADO EM SOLOS DEGRADADOS
Pedro de Almeida Santos 1
Deoclides Ricardo de Souza 1
Simone Alves Silva 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
O Jenipapo (Genipa americana L.) é uma espécie de importância ambiental e econômica, sendo utilizada na construção naval, culinária, medicina popular e recuperação de áreas degradadas. A pouca informação do comportamento ecológico e silvicultural dessa espécie em plantios florestais tem dificultado o cultivo do jenipapo para a produção de madeira e frutos. O conhecimento das características ecológicas e silviculturais do jenipapo permitem inferir sobre o estabelecimento e desenvolvimento da cultura em plantios florestais. Informações obtidas de experimentos preliminares são importantes para ampliação dos programas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o crescimento inicial em diâmetro e altura do jenipapeiro cultivado em solos degradados.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Campus Experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas, Bahia. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos (espaçamentos) e quatro repetições. As mudas foram plantadas a uma distância fixa de 3,0 m entre linhas e distâncias variáveis entre plantas nas linhas de plantio, de 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 m. Cada parcela foi constituída de 25 plantas (5 x 5), sendo nove plantas centrais mensuráveis. Foram avaliadas sobrevivência, diâmetro ao nível do solo (DNS), altura total (HT) e número de folhas, das plantas aos 12 meses. Os tratos culturais contemplaram controle de formigas, capinas nas linhas de plantio e roçadas periódicas. Os dados foram submetidos à análise de variância e de correlação. As médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
A análise de variância não apresenta diferença significativa (P<0,05) entre os tratamentos para as variáveis de sobrevivência, altura total, diâmetro ao nível do solo, e número de folhas. Os valores médios de sobrevivência, altura total, diâmetro ao nível do solo, e número de folhas, respectivamente, foram de 87,6%, 46,4 cm, 1,8 cm e 16,2. A baixa taxa de mortalidade das plantas indica que o jenipapeiro apresenta potencial de estabelecimento em solos degradados. Correlação significativa de 80% foi para altura total e diâmetro ao nível do solo na fase inicial de crescimento. O jenipapeiro apresenta sobrevivência e crescimento inicial em diâmetro e altura total promissoras.
CONCLUSÃO:
A avaliação da sobrevivência e crescimento do jenipapeiro aos 12 meses indica o potencial de estabelecimento e adaptação ecológica nas condições edafoclimáticas cultivado.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: Espaçamento de plantio, Genipa americana, Sobrevivência.