Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
Perfil de Morbidade e Mortalidade no Município de Santo Antonio de Jesus - BA
Marcelle de Jesus Oliveira 1
1. Secretaria Municipal de Santo Antonio de Jesus - BA
INTRODUÇÃO:
"Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde." (J. Last, 1995).
O objetivo deste estudo é o desenvolvimento da epidemiologia como ciência finalizando na melhoria das condições de saúde da população humana, o que demonstra o vínculo indissociável da pesquisa epidemiológica com o aprimoramento da assistência integral à saúde.
METODOLOGIA:
Estudo epidemiológico que traçou o perfil de morbidade e mortalidade no município de Santo Antonio de Jesus - BA
RESULTADOS:
Em análise as causas mais freqüentes de internamento demonstram que:
20% das causas de morbidade está relacionada a complicações cardiológicas;
15% a doenças crônicas das vias aéreas inferiores;
Outros 20% relacionados a doenças infecciosas e intestinais. Perfil que deve ser avaliado pela Atenção Básica e condições de saneamento básico.
Em análise aos óbitos relacionados à morbidade a segunda causa de morte no município de Santo Antonio de Jesus – BA está relacionada a doenças cerebrovasculares, o IAM é a 4ª causa que mais incide, sendo que óbitos relacionados ao sistema cardiovascular representam 37% das causas de mortalidade. Foi observado que doenças relacionadas ao sistema respiratório também tem se notado. O AVC está entre as 10 causas de maior incidência em internamento.
CONCLUSÃO:
Vale ressaltar a importância de ações da Atenção Básica uma vez que o número de causa de morbidade para HAS e DM é bastante expressivo. Patologias essas que acarretam complicações secundárias para AVC, IAM e doença renal.
Palavras-chave: Epidemiologia, Morbidade, Mortalidade.