Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Registro de Tetrapedia diversipes (Hymenoptera: Apidae: Tetrapediini) residente em ninhos artificiais no Recôncavo da Bahia
Cerilene Santiago Machado 1
Cynthia Maria de Lyra Neves 2
Favízia Freitas de Oliveira 3
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 4
1. Doutoranda do PPGCA - CCAAB/UFRB - Bolsista CNPq
2. Doutoranda do PPGCA - CCAAB/UFRB - Bolsista FAPESB
3. Prof. Dra. - Instituto de Biologia/Departamento de Zoologia/UFBA
4. Prof. Dr. - CCAAB/UFRB - Bolsista PQ/CNPq - Orientador
INTRODUÇÃO:
As espécies de Tetrapedia coletam óleos florais, utilizados na alimentação de larvas juntamente com pólen, na construção das células de cria e no fechamento da entrada do ninho. Uma das formas de amostragem dessas espécies é por meio da técnica de ninhos artificiais, que funcionam como cavidades pré-existentes para nidificação. Adicionalmente esses ninhos artificiais podem fornecer informações sobre a biologia de nidificação deste grupo taxonômico, que ainda são escassas na literatura. Os dados sobre a nidificação são importantes para subsidiar estratégias de conservação dessas abelhas em ecossistemas naturais e agrícolas. O objetivo deste trabalho foi conhecer as espécies de Tetrapedia residentes em ninhos artificiais na região do Recôncavo da Bahia.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com ninhos artificiais na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em quatro ambientes: 1- Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Acerola, 2- Outros pomares (manga, banana, umbu-cajá e citros), 3- Fragmento de mata e 4- Transição (área de transição dos pomares para fragmento para a mata), no município de Cruz das Almas, pertencente à região do Recôncavo da Bahia. O experimento foi realizado no período de março/2008 a agosto/2009 e as coletas foram feitas semanalmente. Os ninhos foram confeccionados em tubos de papel com diâmetros de 5, 7, 9 e 11 mm, com uma das extremidades fechada e inseridos em blocos de isopor, sendo distribuídos 50 blocos, cada um com 36 ninhos artificiais, sendo nove por diâmetro. Os ninhos fundados eram coletados e levados ao Laboratório Núcleo de Estudo dos Insetos/UFRB e colocados em B.O.D. para acompanhamento até a emergência e identificação do material. Foi avaliado a frequência de Tetrapedia nos ambientes estudados.
RESULTADOS:
Um total de 46 ninhos de Tetrapedia diversipes foram fundados durante o período, com a emergência de 150 indivíduos, sendo que o número de indivíduos por ninho variou de 1 a 10. Os resultados demonstram maior fundação no ambiente de outros pomares com 60,87%, sendo distribuídos nos pomares de banana (Musa spp.) e umbu-cajá (Spondias sp.), seguindo de 34,79% no BAG de acerola (Malpighia emarginata) e 4,34% nas áreas de mata e transição. Não houve fundações nos ninhos com diâmetro de 9 e 11 mm. Os ninhos com diâmetro de 5 mm foi o mais utilizado, com 97,83% dos ninhos fundados e apenas 2,17% de 7mm. Provavelmente o ninho com diâmetro de 5 mm preenche os requisitos de escolha de cavidade das fêmeas desta espécie para construção de seus ninhos.
CONCLUSÃO:
Registra-se pela primeira vez a presença de Tetrapedia diversipes em ninhos artificiais no Recôncavo da Bahia.
Os ninhos com diâmetro de 5 mm são os preferidos para a nidificação, sendo os indicados para estudos de biologia desta espécie.
Instituição de Fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: abelhas solitárias, nidificação, Tetrapedia .