Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ESTUDO DE IST EM UNIDADES DE PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS - BA: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
Marcelle de Jesus Oliveira 1
1. Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus - BA
INTRODUÇÃO:
As Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST são consideradas atualmente o principal fator de facilitação da transmissão do HIV, o vírus da aids. Desta forma, as orientações objetivando a prevenção destas infecções, o uso do preservativo constante e o atendimento adequado dos portadores de IST e de seus parceiros sexuais são, atividades preventiva e assistencial total relevância, as mais importantes ações de prevenção primária da transmissão do HIV.
A principal estratégia estabelecida para o controle das IST, e consequentemente do HIV, no Brasil, é a disponibilização de serviços assistenciais acessíveis e resolutivos para portadores de IST. O primeiro passo para o alcance desse objetivo é a capacitação dos profissionais de saúde, para que possam fazer um atendimento adequado de todos os portadores de IST, entendendo-se por atendimento adequado: acolhimento, educação em saúde, pronto atendimento, diagnóstico sindrômico, coleta de material para a realização do diagnóstico etiológico, tratamento imediato através de abordagem sindrômica, aconselhamento, orientação, promoção e entrega de preservativos, oferecimento de teste anti-HIV, agendamento do retorno, oferecimento de consulta para parceiro (a), notificação do caso.
METODOLOGIA:
Estudo descritivo objetivando a reflexão sobre a prevalência de IST em Santo Antonio de Jesus no ano de 2006 analisando o impacto que a capacitação dos profissionais exerce sobre esses dados.
Para este fim foram utilizados dados estatísticos da prevalência de IST fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
RESULTADOS:
Resultados: O número total de casos notificados das IST foram 567. Unidade de Saúde da Família - USF Cocão 07 casos, USF São Paulo 60 casos, USF URBIS III 51 casos, USF Alto Santo Antônio 272 casos, USF Boa Vista 32 casos, USF Irmã Dulce 84 casos e USF São Francisco 61 casos. A média de casos de IST no município é de 81 casos com valor mínimo de 07 casos e máximo de 272 casos.
CONCLUSÃO:
As áreas de abrangência das ESF São Paulo, Irmã Dulce, URBIS III e Altas Santo Antônio estudadas apresentam aspectos sócios – econômicos e culturais semelhantes, porém a variação do número de casos notificados é expressiva. A Unidade Saúde da Família Alto Santo Antônio apresentou o maior número de casos notificados, foi notado que a equipe foi capacitada atualmente e utiliza o método da abordagem sindrômica na busca ativa de casos.
Palavras-chave: IST, Capacitação, USF.