Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
Atuação Multiprofissional nas Ações de Educação e Comunicação em Saúde com Idosos acompanhandos pela Unidade de Saúde da Família do São Roque, no município de Amargosa/Ba
Adernilson Queiroz Alves 1
Lídia Maria de Jesus Guimarães 2
Mércia Núbia Oliveira Reis 3
David Serra da Silva 4
Gracielle Gardênia 5
1. Enfermeiro e Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde - Estácio de Sá
2. Enfermeira e Especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF - Estácio de Sá
3. Enfermeira - Superintendente Geral da Saúde - Município de Cairu
4. Educador Físico e Especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF - São Camilo
5. Enfermeira - Unidade de Saúde da Família do São Roque - Amargosa/BA
INTRODUÇÃO:
O aumento da expectativa de vida estabeleceu um novo panorama nacional, sendo necessário planejamento criterioso para o bem cuidar da pessoa idosa. Estima-se que a população idosa deverá duplicar até o ano de 2050, alcançando 15% do total da população brasileira (IBGE, 2009). As pessoas idosas estão mais propensas a problemas de independência social, da mobilidade e das habilidades cognitivas, além dos problemas de saúde adquiridos com o decorrer do tempo. O atendimento da pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família (ESF) deve ser planejada e pautada sempre no acompanhamento domiciliar e nas atividades de educação e comunicação em saúde. O planejamento de ações multiprofissionais para o cuidado da pessoa idosa é primordial para a inclusão social e o alcance da cidadania. Dessa forma, este estudo buscou averiguar quais ações multiprofissionais estão sendo desenvolvidas na Unidade de Saúde do São Roque, na área urbana do município de Amargosa/Ba, para o alcance da melhoria da qualidade de vida dessa clientela.
METODOLOGIA:
Utilização de questionário semi-estruturado e entrevista, aplicado após as atividades realizadas durante os encontros com o grupo de idosos, na USF do São Roque, no período de janeiro a junho de 2010.
RESULTADOS:
A abordagem multiprofissional faz parte do acolhimento da clientela que é heterogênia e com poucos integrantes (31), com a grande maioria do sexo feminino (90,32%) e apresenta faixa etária bem diversificada (65 a 82 anos). A USF do São Roque, buscou oferecer ao grupo de idosos momentos de construção do saber em saúde, com orientações acerca do controle da hipertensão, da diabetes, atividade física e de saúde bucal. Observou-se, também, que as atividades são variadas e os profissionais de diferentes campos de atuação se unem para promover o acolhimento, demonstrando a importância do trabalho multiprofissional. Vale salientar que a totalidade dos entrevistados (100%) consideram bom ou ótimo o encontro quinzenal e que as orientações são importantes para a melhoria da qualidade de vida.
CONCLUSÃO:
A inclusão social do idoso é primordial para o alcance da cidadania, através do acompanhamento digno e adequado na unidade de saúde. Não obstante, as ações multiprofissionais vêm fortalecer as ações preventivas e de promoção da saúde, ratificando a importância dos princípios do SUS. Diante disso, pesquisar acerca das transformações nos hábitos e estilos de vida da pessoa idosa é de imenso valor e aprendizado para a equipe multiprofissional a fim de concretizar uma práxis coerente para o cuidar.
Palavras-chave: Equipe Multiprofissional, Saúde do Idoso, Educação.