Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
VALIDADE E PRECISÃO DA ESCALA DE ATITUDES ECOCÊNTRICAS E ANTROPOCÊNTRICAS.
Everson Meireles 1
Rafaela Sales 2
Rafael Santos 3
Clara Pimenta 4
Tiago Sousa 5
Helga Leite 6
1. Professor Assistente. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
2. Aluna de IC. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
3. Aluno de IC. Bolsista PPQ PROPAAE. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
4. Aluna de IC. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
5. Aluno de IC. Bolsista PPQ PROPAAE. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
6. Aluna de IC. Curso de Psicologia. CCS/LABIAP/UFRB.
INTRODUÇÃO:
O presente estudo representa um recorte analítico de um projeto mais amplo intitulado Relações entre valores de consumo, atitudes pró-ambientais e intenção de comportamento pró-ambiental na coleta seletiva de lixo e teve como objetivo validar, em amostra do Estado da Bahia, a Escala de Atitudes Ecocêntricas e Antropocêntrica (EAea), um instrumento psicométrico utilizado em pesquisas sobre o comportamento pró-ambiental.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 850 participantes de ambos os sexos - 68% do sexo feminino e 32% do sexo masculino, com idades variando de 14 a 80 anos (Média = 29,33; DP = 11,22), a maioria solteiro, cursando o Ensino Superior, com renda familiar mensal aproximada de até R$ 2.500,00, católicos, residentes no Recôncavo, na Capital e, em sua maioria, no Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia. Os participantes responderam a um caderno de aplicação contendo três questionários psicométricos – dentre eles a EAea, roteiro de entrevista semi-estruturada, lista de variáveis sócio-demográficas. A validade da escala foi aferida por meio de análises fatoriais exploratórias (PAF), com rotação oblíqua e precisão foi atestada por meio do índice de consistência interna alfa de Crombach.
RESULTADOS:
Medida da adequação da amostra (MSA) indicou KMO igual a 0,79, demonstrando a possibilidade da aplicação da análise fatorial à matriz de correlações. A indicação do número de fatores foi condizente com a teoria e com estudos anteriores, de sorte que foram extraídos dois fatores: atitudes antropocêntricas e atitudes ecocêntricas. As cargas fatoriais variaram de 0,30 a 0,64. Os coeficientes de correlação item-total foram todos superiores a 0,30. Os fatores explicaram 37,83% da variância total e obtiveram coeficientes de precisão medianos (0,69 e 0,64, respectivamente).
CONCLUSÃO:
O instrumento apresentou dados consistentes de validade de construto e precisão que corroboram estudos anteriores. No que tange aos índices de precisão, considerados aqui como medianos, na verdade foram até maiores que o encontrado em outros estudos com a EAea. Discute-se a necessidade da realização de novos estudos de validação em amostras diversificadas para consolidar o processo de validação da referida escala.
Palavras-chave: Atitudes pró-ambientais, Validade, Precisão.