Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
Elementos para construção e preservação da memória fotográfica de Santo Amaro.
Orientadora: Profa; MS Odete Uzêda da Cruz . (75) 3241 - 084
Elienaide Machado de Souza (bolsista Fapesb) (75) 3241 - 084
Bianca Dórea Silva d e Jesus (bolsista voluntária) (75) 3241 - 084
1. 4-Instituição- IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Ba
INTRODUÇÃO:
A fotografia já foi vista como um documento de pouco prestigio e considerada de forma preconceituosa por historiadores e cientistas que a rejeitavam por conta de sua subjetividade e possibilidade de manipulação. Ao mesmo tempo em que o senso comum sempre a valorizou como testemunho dos fatos, uma vez que a interpretavam como relato fiel da realidade capturada. A fotografia é suporte da memória, aciona lembranças e pode ser interpretada discursivamente possibilitando leituras polissêmicas e de grande potencial informativo/simbólico no campo historiográfico. É em si mesmo um produto da cultura e da história de uma época, constituindo-se como um recorte espaço/temporal de um eterno continuo. A localização de acervos fotográficos na cidade de Santo Amaro é o primeiro passo para posterior classificação/preservação e disponibilização para estudo e pesquisa da história santamarense, na medida em que, se organize um guia de fontes. Esta ação pode representar um importante passo para a valorização do patrimônio material e imaterial da região, além de despertar e iniciar os alunos na leitura da informação imagética, identificando seu conteúdo discursivo/informativo. A constituição de um banco de dados com estas fotografias, poderá familiarizar o aluno dentro do seu ambiente cultural.
METODOLOGIA:
Trata-se de um projeto introdutório, percebido como uma primeira etapa para posterior estudo das fotografias da realidade cultural da cidade de Santo Amaro da Purificação. Neste primeiro momento, o trabalho consiste em um levantamento para localização das instituições públicas e particulares, e das famílias possuidoras de acervo fotográfico. Busca-se realizar a localização e registrar digitalmente, as fotografias do patrimônio material e imaterial da cidade.
Os passos metodológicos utilizados para a execução da pesquisa são:
Construção dos conceitos norteadores através da revisão de literatura pertinente.
Listagem das Instituições e particulares potencialmente possuidoras de fotografias.
Elaboração e Aplicação de questionários nas instituições e localidades agendadas com a finalidade de colher informações sobre as fotografias do acervo.
Digitalização das fotografias.
Classificação das fotografias por temática.
Seleção de fotografias para estudo de permanências e modificações.
RESULTADOS:
O inicio das atividades ocorre com o estudo dos conceitos de patrimônio, memória, patrimônio cultural material e imaterial. As atividades encontram-se em processo, na fase de levantamento de dados, já tendo sido visitado e aplicado o questionário em 4 instituições públicas e 1 acervo particular. Os dados do questionário ainda não estão tabulados na totalidade. Com vista à apresentação neste evento foi feito uma prévia do acervo localizado, que já perfaz o total de aproximadamente 7.880 fotografias declaradas. Os dados apresentados aqui dizem respeito à Escola Municipal Professora Stella Mutti; Irmandade de Nossa Senhora do Amparo; Centro Estadual Theodoro Sampaio; Memorial José Silveira; acervo particular da Profa. Zilda Paim.O processo e a negociação com os detentores destas imagens, requer tempo e sensibilização já que alguns se negam a disponibilizar as imagens para digitalização.
Também é importante separar as imagens que deverão ser digitalizadas, o que requer uma prévia classificação. O questionário aplicado interessa-se ainda pelo estado de conservação dos documentos, existência ou não de negativos e como estas fotografias estão acondicionadas e os principais assuntos das imagens.
CONCLUSÃO:
A previsão de conclusão dos trabalhos e da elaboração do Guia de fontes estava previsto inicialmente para novembro de 2010. As fotografias começarão a ser digitalizadas no mês de outubro e a partir daí iniciaremos um processo preliminar de classificação. A conclusão da bolsa da Fapesb está prevista para fevereiro de 2011, quando deveremos apresentar relatório final.
Instituição de Fomento: A instituição de Fomento da bolsa PIBIC Junior 2010/2011 é a FAPESB - CNPq e o grupo de pesquisa ao qual a Orientadora e pesquisadoras estão vinculada
Palavras-chave: Memória , Fotografia, História.