Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
USO EXCLUSIVO DE ÁGUA SALOBRA NO CULTIVO HIDROPONICO DA ALFACE ‘VERÔNICA’
LUANA TAVARES SILVA 1
JOSEANE P. FERNANDES 1
MARIANA L. A. OLIVEIRA 1
MARCIO S. ALVES 2
VITAL P. S. PAZ 3
TALES M. SOARES 3
1. Graduanda da UFRB/CCAAB
2. Doutorando em Ciências Agrárias da UFRB
3. Professor Dr. do CCAAB/UFRB
INTRODUÇÃO:
A escassez de água superficiais e de boa qualidade no semiárido é um fator limitante no desemvolvimento da região.Uma alternativa para reduzir esta deficiência seria a utilização das aguas subterrâneas, infelizmente devido a geologia regional é recorrente obter aguas salobras no subsolo desta região. Como uma nova alternativa para o aproveitamento destas águas pesquisas vem sendo desenvolvidas utilizando água salobra em sistema hidropônico já que as demais tentativas feitas com a utilização destas águas simularam as mesmas condições de cultivo empregadas pelos agricultores.A hipotese nestes estudos é que no solo a tenção da água aumanta entre um evento de irrigação e outro,na hidroponia (em água) esta tenção tende a nulidade pois o meio é saturado com água,nesta caso na hidroponia pode não existir o potêncial mátrico que é uma das causas de diminuição da energia livre da água no solo. Considerando as pespectivas destes estudos o presente trabalho vem avaliar a produção da alface fazendo o uso exclsivo de água salobra utilizando-a para o preparo da solução e para a reposição da evapotranspiração da cultura.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na UFRB, campus Cruz das Almas-BA, em casa de vegetação testando cinco níveis crescentes de salinidade da água para o preparo da solução nutritiva e reposição da ETc, (1,45, 2,51, 3,6, 5,41 e 7,5 dS m-1) e o testemunha (0,27 dS m-1) por adição de NaCl; as soluções foram preparadas com base em Furlani (1998), foi utilizada a alface do tipo crespa, cultivar Verônica; o delineamento foi em blocos ao acaso, com 24 parcelas, com sistema hidropônico NFT independente. As mudas foram semeadas em espuma fenólica desenvolvidas em berçário e transplantadas após 25 dias para as bancadas de crescimento. Coletou-se diariamente amostras da solução nutritiva para o monitoramento da CEsol e do pH. A colheita foi realizada 25 dias após o transplantio, foram mensuradas massa de matéria fresca da folha (MFF) e da parte áerea (MFPA), massa de matéria seca da parte aérea (MSPA) e da raiz (MSR). Os dados foram submetidos à análise de regressão e de variância.
RESULTADOS:
Houve diferença significativa na MFF, neste caso a cultura é inicialmente estabelecida ao extresse salino já que e solução nutritiva é preparada com água salobra, e a reposição da ETC é feita também com água salobra o que gera um estresse ainda maior, observou-se uma redução linear significativo na produção de MFF (y = -21.196CEa**+ 328.74**, R² = 0.7893) o que significa uma perda percentual de 6,66 %; e da MFPA (-24.856CEa** + 373.49**, R² = 0.7972). De acordo com os resultados da análise de variância os níveis de salinidade não tiveram influência sobre a produção de MSPA e MSPA a 5% de probabilidade.
O comportamento da CE neste experimento mostra que os valores da condutividade são crescentes ao longo do ciclo da cultura, isso ocorre porque além dos sais fertilizantes presente na solução nutritiva a água reposta da evapotranspiração é salobra, sendo superior ao consumido pelas plantas, este comportamento só não foi observado para a testemunha que foi reposta com água doce. Foi visualmente perceptivel a redução no tamanho das folhas, uma maior intensidade na coloração verde- escuro das folhas além de seu aspecto coreáceo das plantas submetida aos maiores níveis de salinidade. Contudo, esses sintomas não depreciaram comercialmente as plantas de alface.
CONCLUSÃO:
Analisando os resultados verificou-se que o uso exclusivo de água salobra, reduz significativamente a produção de materia fresca de alface além de provocar um escurecimento nos tons de verde das folhas.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: Irrigação, Hidroponia, Salinidade.