Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
Modelo de Saúde do Trabalhador no Município de Santo Antonio de Jesus - BA
Marcelle de Jesus Oliveira 1
Michelle de Jesus Oliveira 1
Indiara Carvalho dos Santos 1
1. Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus - BA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa objetiva caracterizar o surgimento da Saúde do Trabalhador, contextualizando as principais diferenças entre a Medicina do Trabalho, a Saúde Ocupacional e a Saúde do Trabalhador no Brasil. Enfatiza-se a Saúde do Trabalhador oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus – Ba, nos preceitos do Sistema Único de Saúde – SUS através do Centro de Referência de saúde do Trabalhador – CEREST realizando um breve diagnóstico situacional. O processo saúde-doença dos trabalhadores – como e porque adoecem e morrem – e como são organizadas e atendidas suas necessidades de saúde podem ser consideradas uma construção social diferenciada no tempo, lugar e dependente da organização das sociedades (Dias, 2000).
Entende-se Saúde do Trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através de ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições do trabalho (BRASIL, 2006). Os agravos à saúde dos trabalhadores englobam, além de acidentes de trabalho, as doenças profissionais – aquelas que apresentam relação nítida com o trabalho.
METODOLOGIA:
O artigo é do tipo de Levantamento – Surveyes, com base Documental caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, é vantajosa por ser rápida e informar o conhecimento da realidade e análise dos documentos.
Os dados serão coletados através de um instrumento de observação direta e entrevista, de caráter sigiloso, elaborado com informações sobre o tema baseadas na literatura (Referências).
RESULTADOS:
No que se referem os dados estatísticos de acidentes de trabalho, salienta-se a sub-notificação, extensiva aos acidentes de trajeto e registro de doenças/ agravos relacionados ao trabalho. Registrados na região temos: 130 acidentes típicos, 38 acidentes de trajeto e 26 agravos, no período de 2003/ 2004 – dados da CAT. Dados estatísticos específicos do CEREST SAJ: Foram avaliados 274 prontuários até 15/07/2007 onde foi verificado que 68% da clientela são do sexo feminino e 32% é do sexo masculino, 35% da clientela têm idade entre 40 e 50 anos, 32% tem idade entre 30 e 40 anos, 52% apresenta nexo causal definido, onde 89% das doenças relacionadas ao trabalho é a LER/ DORT, 88% do sexo feminino e 12% do sexo masculino, 41% apresenta idade entre 40 e 50 anos e a profissão mais acometida é a de auxiliar administrativo (14 casos) seguida por bancário (11 casos).
Desta forma, a configuração da Saúde do Trabalhador em Santo Antonio de Jesus se dá diretamente no âmbito de direito a saúde, previsto como competência do SUS.
CONCLUSÃO:
Nos últimos 03 anos, o SUS no município representou um considerável avanço no que se refere ao acesso do cidadão às ações de atenção a saúde e à participação da comunidade em sua gestão. Porém o direito pleno a saúde, e a saúde do trabalhador que está em questão, requerem ainda melhorias de qualidade e equidade em suas ações, pois, ainda é possível observar o trabalho em fábricas de fogos clandestinas, o trabalho infantil, precarização do trabalho, a terceirização dos profissionais médicos.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, CEREST