Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutriçao e Alimentaçao Animal
Ingestão espontânea de matéria seca, proteína bruta e NDT por cordeiros em confinamento mantidos com dietas de alto grão com níveis de proteína.
Clodoaldo Mascarenhas Macedo Junior 01
Luís Gabriel Alves Cirne 02
Jeane Lucardia dos Santos Dantas 01
Jeskarlandia Silva Barros 01
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 03
Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira 03
1. Graduando em Zootecnia UFRB
2. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UFRB
3. Professor(a) da UFRB/CCAB
INTRODUÇÃO:
A produção animal é determinada pelo consumo de matéria seca, valor nutritivo do alimento bem como a resposta genética do animal aos fatores nutricionais e ambientais. O consumo de alimentos constitui fator determinante do ingresso de nutrientes destinados ao atendimento das exigências de mantença e produção animal, daí a importância de se mensurar o consumo de matéria seca e valor nutritivo dos alimentos, dentro de um sistema de produção. A utilização da dieta de alto grão depende do desempenho da agricultura brasileira que é capaz de viabilizar a utilização deste manejo alimentar. Tais produtos são à base de grãos em que sua composição nutricional é classificada como alimentos concentrados. Assim sendo, em períodos de maior oferta torna-se uma excelente alternativa de manejo alimentar por oferecer alimento de alto valor biológico a um custo acessível, fator que junto com o preço de mercado da carne ovina pode proporcionar um desempenho financeiro satisfatório do sistema de produção de ovinos em regime de confinamento. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o consumo voluntário de matéria seca, proteína bruta e nutrientes digestíveis totais por cordeiros em confinamento alimentados com dietas de alto grão com níveis de proteína.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no setor de ovinocultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, durante 38 dias, sendo 8 dias de adaptação. Utilizaram-se 30 cordeiros, mestiços da raça Santa Inês, machos, com idade de 180 dias, peso vivo médio de 25 kg, confinados em baias individuais de 1m2, com comedouro, saleiro e bebedouro. As dietas compostas por milho, farelo de soja, sal mineral e água à vontade constituídas de 14, 16, 18 e 20% de proteína bruta, isoenergéticas com 82% de nutrientes digestíveis totais. As sobras diárias da dieta foram recolhidas, pesadas e subtraídas do total fornecido a fim de quantificar o consumo individual de ração. Os parâmetros avaliados foram os consumos de matéria seca (CMS), proteína bruta (CPB) e nutrientes digestíveis totais (CNDT). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico SAS para as análises de variância e regressão.
RESULTADOS:
Não foram observados efeitos significativos (P>0,05) dos níveis de PB sobre os consumos de MS e NDT, no entanto, houve um efeito (P<0,01) linear crescente para o consumo de PB.
CONCLUSÃO:
Na análise econômica das dietas deve-se associar os resultados de consumo ao desempenho animal, para recomendação do nível ótimo de inclusão de proteína bruta em dietas de alto grão para cordeiros em confinamento.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Nutrientes , Proteína, Confinamento.