Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 3. Técnicas e Operações Florestais
DESENVOLVIMENTO DE NOVA ARMADILHA PARA CAPTURA MASSAL DE COLEÓPTEROS EM REFLORESTAMENTO
Karyn Frichis do Nascimento 1
Rozimar de Campos Pereira 2
Éber Souza Dourado 3
1. Graduanda de Engenharia Florestal-UFRB-Bolsista PIBITI/CNPq
2. Prof.Dra.-Engenheira Florestal-UFRB-Orientadora
3. Graduando de Engenharia Florestal-UFRB-
INTRODUÇÃO:
Os plantios florestais são normalmente constituídos por monoculturas em grandes extensões e cultivados por longos períodos, favorecendo, assim, a ocorrência de insetos, como é o caso das espécies de Scolytidae. Pertencente a ordem Coleóptera, os escolitídeos (= Curculionidae) são insetos muito pequenos, os quais causam muitos danos às essências florestais. Existem aproximadamente 6000 espécies conhecidas atualmente, distribuídas em 181 gêneros.
O presente trabalho teve como objetivo a criação de um novo modelo de armadilha para captura massal de coleópteros, especificadamente da família Scolytidae, em florestas plantadas de eucalipto. Desta forma, realizou-se a captura de insetos, em áreas da Copener Florestal Ltda (Bahia Specialty Cellulose), nos municípios de Inhambupe e Alagoinhas, com armadilhas já existentes: Modelo IAPAR e Modelo COLEOTRAP e o Protótipo FLORESTRAP.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em áreas florestadas com Eucalyptus spp.
de aproximadamente 6 anos de idade, pertencentes a Copener Florestal Ltda (Bahia PULP S.A.). As coletas foram realizadas nos municípios de Inhambupe e Alagoinhas (BA).
O levantamento populacional foi realizado no período de agosto 2009 a maio de 2010, foram utilizados três tipos de armadilhas, entre essas o protótipo FLORESTRAP. As armadilhas foram instaladas distanciadas cerca de 100 m entre si, a 60 m das bordas do reflorestamento e altura de 1,0 m do solo. As coletas foram realizadas mensalmente.
Os insetos foram identificados pelo Dr. Carlos Flechtmann, da UNESP, em gênero e espécie de acordo com a classificação de Wood (1982) e auxílio descritivo de Pedrosa-Macedo & Schönherr (1985).
RESULTADOS:
Durante o período do experimento foram capturados os seguintes gêneros: Premnobius,Hypothenemus, Cryptocarenus,Xylosandrus e Ambrosiodmus.
Constatou-se que as armadilhas localizadas na área de eucalipto coletaram um maior número de indivíduos, tendo como destaque e maior eficiência a armadilha FLORESTRAP na cor vermelha.
Logo, o modelo FLORESTRAP pode vir a ser uma ferramenta potencial de importância para o monitoramento e controle de escolitídeos em reflorestamento.
CONCLUSÃO:
Constatou-se a ocorrência da espécie Xyloborus ferrugineus, considerada como uma das mais importantes e abundantes nas regiões tropicais, inclusive sendo vetor do fungo Ceratocyistis fimbriata, causador do cancro do eucalipto.
É necessário aumentar o número de coletas para os diferentes tipos de armadilhas e o protótipo FLORESTRAP até agora pode ser considerada uma boa armadilha.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Scolytidae, Eucalipto, Manejo integrado de pragas.