Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CRESCIMENTO MÍNIMO DE Aechmea bromeliifolia (RUDGE) BAKER VAR. bromeliifolia.
Moema Angélica Chaves da Rocha 1
Maria Angélica P. de Carvalho Costa 1
Érika Ribeiro de Souza 1
Fábio Ribeiro Garcia 1
Maria Josirene Souza Moreira 2
Igor Santos Bulhões 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
2. Empresa de Desenvolvimento Agrícola - EBDA
INTRODUÇÃO:
A conservação dos recursos genéticos vegetais frente ao atual cenário de destruição ambiental é uma demanda de interesse global, sendo imprescindível priorizar estratégias para preservar os recursos genéticos, bem como pesquisar novas técnicas de conservação, especialmente para as espécies nativas. A legislação brasileira proibiu pela portaria nº 122-P coletas de plantas silvestres para a comercialização. Contudo muitos exemplares ainda são extraídos da natureza, entre as quais se destacam famílias botânicas atrativas para ornamentação, como as espécies da família Bromeliaceae. A extração de plantas para a comercialização configura atividade não sustentada, e é considerada uma das principais causas de extinção. Nas últimas décadas, as bromélias tornaram-se mais amplamente empregadas como plantas ornamentais o que tem levado, muitas vezes, a diminuição de exemplares dessa espécie em seus habitats naturais. Para atenuar esse problema se faz necessário priorizar estratégias para preservar os recursos genéticos, bem como pesquisar novas técnicas de conservação, especialmente para as espécies nativas.
METODOLOGIA:
Microplantas deAechmea bromeliifolia (Rudge) Baker var. bromeliifolia com aproximadamente 1,0 cm de comprimento, provenientes da germinação in vitro, foram incubadas em tubos de ensaio (25 x 150 mm) contendo 25 mL o meio de cultura MS e MS com metade das concentrações dos macronutrientes, solidificado com 2g L-1 de Phytagel® e suplementado com 30 g L-1 e 15 g L-1 de sacarose ou manitol, bem como com a associação de 30 g L-1 de sacarose com 15 g L-1 de manitol, onde permaneceram por 360 dias. A cada 60 dias foi avaliado o comprimento médio da parte aérea, número médio de raízes, número médio de folhas verdes e número médio de folhas senescentes. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema 2 x 5 (duas concentrações dos sais x cinco tratamentos MS), com 20 repetições, sendo um explante por tubo. Para a comparação de médias foi empregado o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
As diferentes concentrações dos sais utilizadas no meio MS obtiveram comportamentos semelhantes em relação a todas as variáveis estudadas. As plantas cultivadas em meio que continham sacarose, mesmo quando esta se encontrava combinada com o manitol, apresentaram maior número médio de folhas verdes, independente da concentração em ambos meios de cultivo (MS ou ½ MS). O maior número de folhas senescentes foi verificado quando se utilizou 30 g L -1 de manitol. Em relação ao comprimento médio da parte aérea, ocorreram diferenças significativas em relação às fontes de carbono sendo as menores médias verificadas no tratamento que continha manitol, independente da concentração. O manitol foi mais eficiente para a conservação sob condição de crescimento lento ao longo do cultivo quando proporcionou as menores médias de comprimento. A concentração de 30g L -1 de manitol, apesar de proporcionar os menores valores de comprimento, obteve as maiores médias para número médio de folhas senescentes, o que não é desejável. Em relação ao número de raízes verificou-se que os maiores valores foram obtidos nos tratamentos que tiveram a sacarose como fonte de carbono, mesmo quando esta foi combinada com o manitol, para ambas as concentrações dos sais utilizados no meio MS.
CONCLUSÃO:
1)É possível conservar por 360 dias microplantas de Aechmea bromeliifolia (Rudge) Baker var. bromeliifolia pela estratégia de crescimento mínimo em meio de cultura MS ou ½ MS suplementado com 15 mg L-1 de manitol;.
2) A sacarose proporciona o maior crescimento das plantas, bem como o maior
número de folhas verdes;
3) O manitol é mais eficiente para a conservação sob condição de crescimento mínimo ao longo do cultivo por 360 dias.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB
Palavras-chave: Conservação, germoplasma, Bromeliaceae.