Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 4. Educação Básica
UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANA NUMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DE AMARGOSA UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANA NUMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DE AMARGOSA
Alequissandro Costa Santos UFRB
Eliete Oliveira dos Santos UFRB
José Fernando Bastos Santos URFB
Susana Couto Pimentel UFRB
1. Alequissandro Costa Santos / CFP-UFRB – Bolsista PIBID
2. Eliete Oliveira dos Santos / CFP-UFRB – Bolsista PIBID
3. José Fernando Bastos Santos/ CFP-UFRB – Bolsista PIBID
4. Profª Drª. Susana Couto Pimentel/CFP-UFRB – Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto da primeira etapa da pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com professores da área de ciências humanas numa escola pública de Amargosa que atende ao ensino Médio. Os objetivos deste momento da pesquisa foram: identificar o perfil dos professores e conhecer a realidade educacional de atuação desses profissionais
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a análise documental dos registros existentes nos arquivos da instituição investigada com relação aos dados dos professores que atuam na área de ciências humanas no ano de 2009. Foram analisados os seguintes dados: gênero; vinculo empregatício; formação; atuação na área de formação; tempo de serviços e formação continuada
RESULTADOS:
Os resultados encontrados mostraram que 87,5% dos professores da área das humanas são do sexo feminino. Entretanto, no que se referem aos profissionais que atuam na área 75% são efetivos e 25% são contratados. 53,32% do total de professores da instituição são formados na área de ciências humanas e 46,66% dos professores possuem formação na área das exatas. Assim, 62,5% dos professores lecionam além de sua área de formação, o que nos aponta para insuficiência de professores formados em determinadas áreas das humanas como: geografia, história e educação física. Dentre esses profissionais, 37,5% atuam a mais de um ano na instituição. Com relação à formação continuada dos mesmos 62,5% deles fizeram especialização dentro de sua área de atuação.
CONCLUSÃO:
Os dados da pesquisa apontam que a maioria dos professores da área das humanas são do sexo feminino, o que mostra que as mulheres cada vez mais tem apresentado mais participação na docência principalmente nas áreas das humanas. Também com relação a formação o percentual chega ser maior na áreas das humanas do que das exatas. Por isso, faz-se necessários a ampliação do número de professores da área das exatas para possibilitar aos alunos uma educação de qualidade.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB do Centro de Formação de Professores-CFp
Palavras-chave: Perfil de docentes, áreas de ciências humanas,, educação no ensino médio.