Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
O PREÇO DA ALMA: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DA SECULARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS NA PERSPECTIVA ADVENTISTA
Wellington Gil Rodrigues 1
Cris Silva de Santana 1
Cristina Melody Barbosa Gonçalves 1
1. Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
INTRODUÇÃO:
O processo de secularização das instituições de ensino superior é considerado uma ameaça para instituições confessionais de ensino. Esta pesquisa buscou investigar o conceito de secularização conforme entendido por alguns dos atores principais da instituição de ensino superior confessional conhecida por Faculdades Adventistas da Bahia. Esses relatos foram confrontados com as teorias correntes sobre o conceito da secularização, Pierucci (2000) e também com teorias sobre como ocorre esse processo em instituições educacionais confessionais tais como a de Benne (2001) e Burtchaell (1998).
METODOLOGIA:
Pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas com três sujeitos cada um representando um setor chave das Faculdades Adventistas: um pastor, um professor e um aluno. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo, a qual procurou identificar as principais categorias utilizadas para conceituar e descrever o processo da secularização.
RESULTADOS:
Descobrimos que o entendimento sobre o conceito de secularização está relacionado a uma dinâmica aproximação/afastamento entre os pólos divino e humano, envolvendo três áreas (visão, ethos e pessoas) e que segundo a percepção dos sujeitos, o processo da secularização é uma ameaça à identidade das instituições confessionais, e que ele acontece hoje no ambiente das Faculdades Adventistas, mas em um grau bem menor do que no passado.
CONCLUSÃO:
Concluímos que apesar do processo de secularização ter se dado de forma quase inexorável na maioria das universidades que começar confessional ainda existe a esperança de que conhecendo como esse o processo da secularização opera, possamos estancá-lo ou até revertê-lo, lembrando que é unicamente através de pessoas comprometidas que se pode corporificar um ethos cristão e que uma cosmovisão cristã precisa levar em conta o contexto histórico e social do mundo contemporâneo.
Instituição de Fomento: Programa de Iniciação Científica da Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
Palavras-chave: Secularização, Universidade, Faculdades Adventistas.