Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE MANDIOCA NA REGIÃO EXTREMO SUL DA BAHIA
Mariana Sampaio Silva Guerreiro 1
Dr. Carlos Estevão Leite Cardoso 2
1. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
2. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:

Este estudo visa caracterizar o mercado de mandioca na região Extremo Sul da Bahia, visando gerar informações que possam auxiliar aos agricultores familiares acessar ao mercado de mandioca de forma competitiva. De fato, a falta de conhecimento e de informações referentes à cadeia produtiva do setor de atuação leva muitas vezes aos empresários, que nesse caso em questão, são os produtores, perder oportunidades de negócios, além de colocar em risco a própria sobrevivência de sua unidade de produção. Em vista disso, uma pesquisa mercadológica que retrate a realidade em relação ao comportamento dos consumidores e os fatores que influenciam o processo decisório de compra, que ofereça uma análise consistente sobre a percepção dos consumidores em relação à qualidade e atributos dos produtos, bem como determine os principais pontos de vendas e de comercialização dos produtos, permitirá ao agricultor compreender melhor o mercado, favorecendo à aceitação, à compra e à fidelização dos consumidores, e consequentemente ampliar as possibilidades de inserção competitiva no mercado.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi desenvolvido nos municípios de Porto seguro (BA) e Santa Cruz de Cabrália (BA), entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2007, por meio de entrevistas realizadas em uma amostra de (118) hotéis e pousadas, (83) bares e restaurantes, (34) supermercados e mercearias, (14) feiras livres desses municípios. O estudo de mercado nos segmentos selecionados contemplou a realização de entrevistas individuais, na qual abordou os seguintes aspectos:
a. determinação da abrangência do mercado a ser atingido;
b. identificação dos canais de comercialização (identificação dos principais agentes) dos produtos e destino da produção originária das comunidades estudadas;
c. identificação dos determinantes da formação dos preços;
O questionário foi estruturado com questões, na sua maioria, do tipo alternativo fixa. A tabulação e a análise dos questionários foram feitas a partir do programa Sphinx Plus®, que consiste em um programa de análises quantitativa e qualitativa
RESULTADOS:
Os resultados demonstram que o mercado de mandioca na região Extremo Sul da Bahia caracteriza-se principalmente pela comercialização da farinha de mandioca branca fina, sendo este também o principal produto que proporciona lucro na região, além da farinha de mandioca amarela fina. Observa-se que a percepção dos consumidores em relação à qualidade dos produtos derivados de mandioca (farinha, aipim e goma) é positiva, uma vez que a qualidade desses produtos é considerada boa tanto para os consumidores de Porto Seguro quanto para os consumidores de Santa Cruz de Cabrália. Para os consumidores de mandioca as características associadas à granulometria e ao sabor da farinha são atributos mais importantes que o preço na determinação do ato de compra em todos os segmentos pesquisados. Conclui-se também que a maior parte dos derivados da mandioca na região do estudo são adquiridos pelos hotéis e pelas pousadas nos supermercados, já nos bares e nos restaurantes os derivados são adquiridos nas feiras livres. Os supermercados e mercearias, na maioria das vezes, compram os derivados de mandioca diretamente dos produtores. O comportamento sazonal para o mercado de mandioca na região, como esperado, está associado ao fluxo turístico regional.
CONCLUSÃO:
Considerando os pressupostos do estudo, pode-se concluir que o mercado de mandioca na região Extremo Sul da Bahia caracteriza-se principalmente pela comercialização da farinha de mandioca branca fina, sendo este também o principal produto que proporciona maior lucro na região, além da farinha de mandioca amarela fina. nos mercados estudados os consumidores consideram os produtos derivados de mandioca de boa qualidade, sendo permitido constatar que a percepção individual é psositva.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Dsenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: agricultura familiar, cadeia produtiva, mercado.