Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DAS FACULDADES ADVENTISTAS DA BAHIA
Wellington Gil Rodrigues 1
Rosilene da Silveira Santos Motta 1
Jéssica Renata Ponce de Leon Rodrigues 1
1. Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
INTRODUÇÃO:
Sabemos que toda prática educativa pressupõe uma filosofia educacional que lhe define os propósitos, os meios e o fins dessa educação, essa filosofia por sua vez é derivada de uma visão de mundo, ou seja, conceitos gerais sobre a realidade que orientam o comportamento e o pensamento de um grupo social, essa cosmovisão produz e reproduz uma realidade particular, e um dos locais privilegiados para essa produção e reprodução de realidade é a escola. A educação adventista tem como pressuposto que o homem é composto não só de matéria mas também de espírito e que os objetivos da educação deveriam transcender alvos materiais. Esse duplo objetivo, ou seja, preparação para o serviço no mundo atual e no mundo eterno é harmonizado através do conceito de integração fé e ensino. Esta pesquisa teve como objetivo compreender esse processo sistemático de aproximação da atividade educacional de uma perspectiva bíblica, o que envolve estudar suas características, elementos, níveis de integração e modelos de integração e principalmente investigar como ocorre a prática da IFE nas salas de aulas da Educação infantil e das séries iniciais do ensino Fundamental I do Colégio das Faculdades Adventista da Bahia.
METODOLOGIA:
A abordagem utilizada foi a quali-quantitativa e teve como instrumento principal um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas dividido em sete seções: Perfil dos professores, conceitos, aspectos da relação entre fé e ensino, níveis de implementação da IFE em sala de aula, papel do professor, o ambiente como fator de IFE e o currículo como elemento da IFE.
RESULTADOS:
O processo de integração fé e ensino é o meio pelo qual as instituições educacionais adventistas podem cumprir o alto ideal de desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. Podemos entender o termo harmônico como um sinônimo de integração, íntegro, integral. Precisamos enquanto instituição educativa preparar nossos alunos para serem seres humanos espiritualmente íntegros, mas também excelentes profissionais nos diversos ramos do conhecimento o que implica em cumprir os requisitos necessários para tal tarefa, citamos alguns, investir na formação de professores, elaborar propostas curriculares condizentes com as necessidades de formação requeridas pelo mercado de trabalho e pela vida em sociedade, investir em instalações escolares que apóiem e incentivem todo esse processo. Essa integração deve ser planejada e executada a nível curricular e extra-curricular, as reuniões de planejamento escolar devem incluir itens de como operacionalizar a fé e o ensino de maneira efetiva e eficaz, a troca de experiência entre os professores mais experientes e os mais novos é de vital importância nessa processo. Toda a comunidade escolar deve estar imersa em uma atmosfera que transpira o objetivo da educação adventista, o grande objetivo da vida.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a maioria dos professores apresentam problemas com a teoria e a prática da IFE e que esse processo envolve aspectos curriculares e extra-curriculares inclusive do próprio ambiente escolar, portanto faz-se necessário disponibilizar mais treinamentos sobre a IFE para todo o corpo de funcionários da escola.
Instituição de Fomento: Programa de Iniciação Científica da Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
Palavras-chave: Integração Fé e Ensino, Professor, Currículo.