Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CFP/UFRB: SEGUINDO OS PCNS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
Dayse Santos Souza Batista 1
Elisângela Santana dos Santos 2
Welington Oliveira Almeida Santana 3
Anália de Jesus Moreira 4
1. UFRB - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ EDUCAÇÃO FÍSICA
2. UFRB - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ EDUCAÇÃO FÍSICA
3. UFRB - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ EDUCAÇÃO FÍSICA
4. PROFESSORA ASSISTENTE DO CFP. MESTRE EM EDUCAÇÃO/ FACED-UFBA
INTRODUÇÃO:
A proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física visa a preparação do graduando no sentido de que o futuro professor (a) possa criar mecanismo e critérios na atuação em diferentes contextos de aplicação na sociedade, promovendo, para tanto, proteção, educação para a saúde, forma cultural de suas manifestações, além de conhecimentos da Ciência do Esporte aliadas da motricidade humana. Tratamos, portanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Educação Física, de conhecimentos social e historicamente construído, cujo embasamento teórico deve permear um curso de Licenciatura em Educação Física. O curso de licenciatura em Educação Física, acima de tudo, deve preparar um professor autônomo, que possa entender as necessidades específicas de uma Instituição de Ensino, interferindo de forma eficaz, procurando melhorias para o ensino da Educação física do referido ambiente. Tendo como referência a legislação do Conselho Nacional de Educação. A instituição de ensino deve prezar pela grade curricular que melhor vincule a realidade cultural – esportiva da região, buscando alternativas para o graduando consolidar as competências e habilidades exigidas para o exercício acadêmico – profissional.
METODOLOGIA:
Para produzir este texto, analisamos as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Educação Física, (MEC, 2005),documento norteador para a formação docente na área e os Parâmetros Curriculares Nacionais, (MEC, volume 7), objetivando compreender a proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física, Implantado em 2010 no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.Utilizamos uma pesquisa de campo realizada no componente curricular Introdução à Educação Física, ministrado pela professora Anália de Jesus Moreira em que entrevistamos coordenadores pedagógicos de uma escola de Amargosa para saber deles a importância dos professores de Educação Física na discussão sobre Cultura Corporal do Movimento, objeto de estudo da Educação Física numa visão interdisciplinar.
RESULTADOS:
Apresenta como resultado um diagnóstico sobre a importância da Educação Física no âmbito da escola, suas principais dificuldades. O tratamento pedagógico dado aos conteúdos da Educação Física (esporte, ginástica, dança, jogos, conhecimentos sobre o corpo e o lazer) em relação aos demais componentes curriculares e as possibilidades de uma ação interdisciplinar na escola. Faz uma abordagem crítica dos limites e possibilidades da Educação Física como campo do saber capaz de, junto com outras áreas, ajudar a construir uma educação com características emancipatórias.
CONCLUSÃO:
O profissional professor de Educação Física deve, portanto, se preparar durante o curso de maneira que consiga dominar tanto a parte teórica quanto a prática, podendo assim, repassar seus conhecimentos com maior facilidade para a compreensão dos alunos. Contudo, o educador físico pode seguir carreira em diversos seguimentos além da docência: a saúde, a dança, a luta, entre outros, mas sempre seguindo uma linha pedagógica e critica.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO FÍSICA , DIRETRIZES , PRATICA.