Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 1. Silvicultura
Uso do teste de germinação de sementes de Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf. - Fabaceae) para avaliação da capacidade de emergência em viveiro
Edson Ferreira Duarte 1
Murilo Correia Santos 2
Clair Rogério Cruz 1
Paulo Cesar Lemos de Carvalho 1
1. Docente do CCAAB/UFRB
2. Discente do curso de Engenharia Florestal do CCAAB/UFRB
INTRODUÇÃO:
A crescente demanda por sementes e mudas para programas de reflorestamento exige o conhecimento das características que qualificam essas sementes para o plantio. Dentro desse contexto, o teste de germinação pode gerar informações importantes quanto ao percentual de sementes com capacidade de germinação de uma determinada espécie.
A Copaifera langsdorffii Desf. é utilizada como espécie madeireira e medicinal com produção de sementes entre agosto e setembro, sendo relatado na literatura, que a germinação é superior a 60%, levando entre 20 e 40 dias. A escarificação ou a imersão em água por 24 horas elevam a taxa de germinação.
A germinação e a emergência de espécies nativas têm sido exploradas em diversos estudos, porém, devido à realização sob diferentes condições, nem sempre os resultados são semelhantes. Assim, a análise laboratorial de sementes florestais nem sempre reflete o potencial de produção de mudas em viveiros, principalmente, quando as sementes apresentam algum tipo de dormência.
Diante do exposto, objetivou-se avaliar o comportamento germinativo das sementes em laboratório e em condições de viveiro, além do tempo necessário para avaliação da germinação, visando contribuir para o desenvolvimento de métodos de análise de sementes florestais.
METODOLOGIA:
As sementes foram colhidas sobre o solo em fevereiro de 2010, em São Felipe, BA. Essas sementes foram armazenadas por quatro meses em recipientes plásticos, sendo colocadas para germinar no Laboratório de Análise de Sementes e no Viveiro sob sombrite a 50%, na área experimental do CCAAB/UFRB em Cruz das Almas, BA.
No Laboratório, quatro repetições de 25 sementes foram colocadas para germinar entre areia lavada, em caixas plásticas gerbox a 25 °C, sob 16 horas de luz em câmara germinadora. No viveiro foram feitas quatro repetições de 24 sementes em 12 sacos plásticos contendo areia e terriço (1:2), totalizando 48 recipientes.
As avaliações foram semanais até a estabilização e foram consideradas germinadas as plântulas que se apresentavam acima do substrato.
Procedeu-se a análise de correlação de Pearson entre as séries temporais de germinação e emergência. Para analisar as médias foi utilizado o teste de T com 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
A germinação em laboratório e a emergência em viveiro se iniciaram a partir da quarta semana de avaliação, atingido 17% e 16%, respectivamente. Os valores de germinação e emergência foram menores que aqueles relatados na literatura, provavelmente devido à perda qualidade das sementes, que foram colhidas no solo.
A estabilização da germinação iniciou-se a partir da sétima semana (49 dias) da avaliação, sendo observado o incremento de 1% de germinação na 10a semana (70 dias). A emergência em viveiro estabilizou na sétima semana.
A correlação simples de Pearson entre as duas condições avaliadas (laboratório x viveiro) foi positiva (0,70), não sendo verificada variação significativa entre os resultados do teste T (p<0,05) durante as avaliações, demonstrando que as condições de germinação e de emergência testadas não afetaram o comportamento germinativo de C. langsdorffii.
A pequena variação (1%) entre as duas condições avaliadas ao fim dos experimentos, não foi significativa (p<0,05), indicando que a avaliação da germinação poderia ser encerrada após a sétima semana. Nesse momento, a germinação já representa o potencial de emergência em condições de viveiro. Esse período está em concordância ao relatado por Pereira et al. (2009), para a maior frequência de germinação da espécie.
CONCLUSÃO:
A germinação de sementes de C. langsdorffii em laboratório correlaciona-se positiva com a emergência em condições de viveiro, podendo ser utilizada para avaliar o seu potencial germinativo.
O teste de germinação deve ser avaliado até a 7a semana (49 dias) de sua instalação.
Palavras-chave: comportamento germinativo, correlação, produto não madeireiro.