Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Teste de índice salino e localização de materiais fertilizantes sob percentagem de germinação de feijão carioca (Phaseolus vulgaris L.)
Igor Santos Bulhões 1
Carlos Augusto Santos de Jesus 1
Emília Pesce Rocha Dourado 1
Francisco de Assis Gomes Junior 1
José Carlos Ribeiro de Carvalho 2
1. Graduando (a) do Curso de Agronomia – UFRB
2. Prof. Msc. - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – UFRB
INTRODUÇÃO:
O comprometimento na produção da cultura do feijoeiro pode ser dada quando conduzida em substratos salinos, devido a redução no potencial osmótico da solução do solo. O fenômeno pode ocorrer por mecanismos diversos e é constituído pelo acumulo de sais dissolvidos, próximo à zona radicular da planta. Entende-se por sua vez, que o estresse salino, induzido por manejo, é um fator progressivo de distúrbios fisiológicos nas plantas que afeta, em última instância, a produção. Sendo que a prática da adubação pode, a depender das possibilidades de escolha, modos de aplicação, disposição e quantidade dos mesmos, favorecer em maior ou menor quantidade/qualidade a instauração do estande inicial de plantas assim como sua produção final. Daí surge, a necessidade de se conhecer as características químicas do adubo e seu comportamento no solo, tendo em vista que a disponibilidade de água para as sementes é diretamente relacionada com a germinação e emergência, uma vez que a desidratação é fator limitante dos processos metabólicos. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar o efeito do índice salino de adubos, em diferentes modos de aplicação sob a percentagem de germinação de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) em uma adubação de fundação com plantio em sulcos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido entre 29 de outubro a 07 de novembro do ano de 2009, no Campo Experimental I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sob um Latossolo Amarelo Distrocoeso, no município de Cruz das Almas, Bahia. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso com parcelas subdivididas, contendo 4 repetições. Constituído pelos seguintes tratamentos e subtratamentos: I. Testemunha (ausência de adubo); II. Calcário dolomítico (índice salino igual a zero); III. Superfosfato simples (índice salino igual a 8); IV. Uréia (índice salino igual a 75); a) adubo abaixo da linha das sementes; b) adubo colocado em sulco lateral e contíguo ao sulco com sementes; c) adubo colocado em contato direto com as sementes. Para cada metro linear de sulco e subtratamento foram colocadas 10 sementes de feijão previamente selecionadas e submetidas à teste de germinação, assim como 50 g de material fertilizante. A variável resposta utilizada foi a percentagem de sementes germinadas.
RESULTADOS:
Os tratamentos e subtratamentos diferiram estatisticamente ao nível de significância de 1 % pelo teste F. Apresentando coeficientes de variação de 12,21% e 16,09%, respectivamente. Apenas os tratamentos I – Testemunha e II – Calcário Dolomítico não apresentaram diferenças significativas entre si, por Tukey ao nível de 5%. As médias, em percentagem, de germinação de sementes de feijão carioca sob o efeito dos tratamentos e subtratamentos foram os seguintes: I – Testemunha = 96,67; II – Calcário Dolomítico = 91,67; III - Superfosfato simples = 67,5; IV – Uréia = 15,83; a) adubo abaixo da linha da sementes = 66,25; b) adubo em sulco lateral = 83,12; c) adubo em contato direto com a semente = 54,38.
CONCLUSÃO:
A percentagem de germinação diminuiu em ordem decrescente conforme os tratamentos a seguir: testemunha; calcário; superfosfato simples e uréia. O mesmo ocorrendo com os subtratamentos, independente dos tratamentos utilizados. Os subtratamentos que resultaram em maior sucesso à germinação foram, em ordem decrescente: material fertilizante aplicado em sulco lateral à semente, abaixo da linha de semente e junto à semente.
Palavras-chave: adubação, manejo, estresse salino.