Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA RHODOSPATHA LATIFOLIA POEPP. (ARACEAE) NA RESERVA JEQUITIBÁ, SERRA DA JIBÓIA- BAHIA
IRANA PAIM SILVA 1,3
ERIKA BATISTA TANAN 1
LUMA DE SOUZA BORGES 1
RANGELINE AZEVEDO DA SILVA 1
VERÔNICA MARIELEN BRAGA MARTINS 1
ALESSANDRA NASSER CAIAFA 2
1. Discentes do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, CCAAB/UFRB
2. Professora Adjunta, CCAAB/UFRB
3. Autor para Correspondência
INTRODUÇÃO:
A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos e com maior biodiversidade. As áreas bem preservadas estão localizadas em escarpas muito íngremes ou em altitudes elevadas, além de outras áreas de preservação ambiental como é o caso da Reserva Jequitibá, localizada na Serra da Jibóia. Esta Serra é um maciço serrano extremamente relevante em termos de sua conservação. Apresenta como tipos vegetacionais trechos de caatinga na base, mata higrófila na encosta e, no topo de alguns morros, afloramentos rochosos de origem gnáissico-granítica. Por estar inserida no semi-árido baiano isolada de outros fragmentos florestais e envolta pela caatinga, é um local de características únicas. A Floresta Atlântica é considerada o centro secundário de diversidade da família Araceae onde são encontradas aproximadamente 400 espécies. A aferição da análise espacial é utilizada para detectar padrões em comunidades vegetais e assim, entender melhor a distribuição das plantas. O padrão de distribuição espacial de uma população pode ser descrito através de várias metodologias. Os indivíduos podem apresentar três padrões básicos de distribuição espacial: aleatório, agrupado e uniforme. O objetivo de nosso estudo foi investigar o padrão de distribuição espacial da espécie Rhodospatha latifólia Poepp.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual na Reserva Jequitibá, localizada na Serra da Jibóia, inserida no município de Elísio Medrado (BA). A espécie alvo de nosso estudo, Rhodospatha latifólia Poepp, pertence à família Araceae distingue-se das demais espécies do grupo, por apresentar um padrão de venação peniparalelinérvio muito característico, espádice rosado e estípete bem desenvolvido sendo encontrada em locais sombreados ou iluminados, próximo a cursos d’água. Foram lançados aleatoriamente 10 parcelas de 2mx2m, totalizando uma área 40 m². Em cada parcela foram amostrados os indivíduos modulares de Rhodospatha latifólia Poepp. Sendo registradas as coordenadas (x, y). A distribuição espacial dos indivíduos foi determinada segundo o Coeficiente de Green (Ig). É um índice aceitável para comparações de distribuições contagiosas, variando de 0 para distribuições aleatórias até 1 para máximo contágio ou distribuição agrupada.
RESULTADOS:
Foram encontrados 75 indivíduos distribuídos em 10 parcelas, em uma área de 40 m2. A densidade média (Ā) encontrada foi de 7,5 indivíduos por parcela e sua variância (S2 = 32,7). Por meio dos cálculos realizados do Coeficiente de Green (Ig), obteve o valor de (Ig = 0, 0571), pode-se perceber que a espécie possui uma distribuição aleatória decorrente do valor obtido no coeficiente que aproxima-se do zero, um indicativo segundo os parâmetros (Negativo = Uniforme; Positivo = Agregada; Zero = Aleatória) pré definido de aleatoriedade. Contudo, a forma e o tamanho da parcela é uma questão de difícil delineamento, pois a relação entre o tamanho do indivíduo, tamanho da parcela e a escala espacial da distribuição pode influenciar os resultados decorrentes desses métodos.
CONCLUSÃO:
A R. latifólia apresentou padrão de distribuição aleatório, fato este que pode ser influenciado pelo número de parcelas adotadas ou pela razão de ter sido quantificado os indivíduos modulares (Rametas) ao invés dos genetas. Como o valor encontrado para o Coeficiente de Green foi consideravelmente baixo adotou-se como zero, extraindo assim a sua classificação.
Palavras-chave: Distribuição espacial , Rhodospatha latifolia, Serra da Jibóia.