Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem
O PROJETO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um estudo de caso em uma escola da rede Municipal de Salvador/Bahia
JULIANA LARANJEIRA PEREIRA 1
IVAN LUIZ NOVAES 2
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho é a minha Dissertação defendida no programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB, que contemplou como objeto de pesquisa, a prevenção das dificuldades de aprendizagem no projeto pedagógico, que foi investigado em uma escola municipal na cidade do Salvador. Seu objetivo foi identificar, a partir dos dados do projeto pedagógico, das entrevistas e observações estratégias utilizadas para a prevenção das dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola pesquisada. Nessa pesquisa nos referendamos no conceito de projeto pedagógico como instrumento de planejamento e de articulação para o alcance de uma gestão participativa. Em relação à concepção de dificuldades de aprendizagem, compreendemos como obstáculos que se interpõem entre o sujeito cognoscente e o objeto cognocível, de naturezas diversas e complexas. Para o desvendamento dessa problemática, foi utilizado como aporte teórico fundamentos e conceitos de teóricos envolvidos no campo da gestão escolar e da aprendizagem humana. Entre os autores consultados os que melhor atenderam aos objetivos desse objeto de pesquisa foram: Lima (2000); Paro (2000); Visca e Visca (1999); Piaget (1983 e 1995) e Fonseca (1995).
METODOLOGIA:
Para trilhar esse percurso investigativo, consideramos a abordagem metodológica qualitativa do estudo de caso como pertinente para investir nesse fenômeno educacional. Para a compreensão dessa abordagem metodológica, recorremos à literatura relativa aos estudos dos fenômenos da educação de natureza qualitativa desenvolvidos pelos autores: André e Lüdke (1986) e Triviños (1987). Para obtenção dos dados, foram aplicados: entrevista semi-estruturada, por ser um instrumento que possibilita riqueza de dados para uma análise mais aprofundada e a análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. Além do diário de campo, espaço para as anotações diárias das observações dos discursos e das práticas dos Gestores e da professora. Como o diário de campo não se constituiu com instrumento central nem formal da pesquisa, não foi construído um guia para observação.
RESULTADOS:
A análise e a interpretação dos dados foram baseadas nas leituras do Projeto Pedagógico e do Regimento Escolar. Como instrumentos complementares, utilizamos os discursos dos entrevistados que entrecruzaram a problemática, com os dados das nossas observações e os fundamentos do quadro teórico apresentado no projeto de pesquisa. Nas entrevistas o entendimento de gestão escolar democrática para todas as entrevistadas superou o pensamento tradicional, apontando para a participação da comunidade escolar e extraescolar como fundamental na tentativa de construir uma proposta conjunta. O Projeto apresenta, teoricamente, que, para as crianças aprenderem, é necessária uma prática que valorize a ação do aluno no processo. Entretanto, não há especificidade de como o sujeito, na evolução do seu desenvolvimento, aprende, quais os requisitos físicos, psicológicos-afetivos, cognitivos, biológicos necessários a cada momento da progressão humana na aprendizagem. Os argumentos dos educadores quando se referem às dificuldades na aprendizagem são enumeradas como consequência: do sistema; dos baixos salários; da falta de, etc. não se reportam à formação do professor, ao contexto de vida dos estudantes, a um planejamento fundamentado em pressupostos teóricos.
CONCLUSÃO:
Encontramos um grupo de profissionais com formação universitária e com conceito e práticas estabelecidas sobre gestão escolar democrática. Ficaram evidenciadas fragilidades como a compreensão dos conceitos e processos de aprendizagem. Concluímos que não é suficiente conhecer e praticar a gestão escolar democrática, que é um avanço. Formação dos professores e construção de um projeto fundamentados em concepções de aprendizagem que possam transpor para a prática é o que pode minimizar o insucesso.
Palavras-chave: prevenção, dificuldades de aprendizagem, projeto pedagógico.