Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
IMPLICAÇÕES ESPACIAIS DO TURISMO CULTURAL, EDUCACIONAL E DE NEGÓCIOS NA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS - BA
Max Williams Ribeiro Cardoso. 1
1. Faculdade Maria Milza-FAMAM
INTRODUÇÃO:
O turismo torna-se um fenômeno de dimensões geográficas dos mais expressivos da contemporaneidade, este atrai a atenção de pesquisadores de diversas áreas, inclusive da geografia, pois se trata de analisar um fenômeno de múltiplas incidências sociais, ambientais, culturais, econômicas e políticas.
Este trabalho tem por objetivo investigar a organização espacial promovida pelo turismo cultural, educacional e de negócios na cidade de Cruz das Almas - BA. A problemática que norteia a proposta de pesquisa em epígrafe configura-se na intenção de responder a seguinte questão: até que ponto o turismo cultural, educacional e de negócios contribui para a organização espacial e a promoção das interações que se estabelecem simultaneamente, levando-se em conta os aspectos social-politico-econômico-ambiental no contexto da cidade de Cruz das Almas – BA. A importância deste tema se justifica e ao mesmo tempo torna-se relevante por diversos atributos socioeconômicos como: o turismo, que tem a função de estimular os fatores culturais, educacionais e de negócios em escala local, atraindo visitantes de diversas regiões, alarga as fronteiras do mercado de trabalho e consumo, servindo de complementação da renda para população de forma geral.
METODOLOGIA:
Com a finalidade de atingir o objetivo proposto, a metodologia de investigação a ser utilizada constou em duas etapas: no primeiro momento utilizaram-se as fontes primárias com a realização de trabalho de campo no intuito de obter as informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, a exemplo de formulários com empresários do ramo de comércio, e entrevistas com secretários municipais. No segundo momento, foram utilizadas as fontes secundárias, com a revisão de literatura sobre o tema em discussão. Sendo assim, adotam-se como aportes livros, artigos, teses, dissertações, revistas especializadas nesse contexto temático, além de levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), projetos governamentais como a Superintendência de Desenvolvimento do Turismo (SUDETUR), além destes o método cartográfico que serve para localizar e fazer comparações acerca do objeto de investigação.
RESULTADOS:
O turismo cultural, representado pelas festas juninas torna-se o maior expoente para a organização espacial da referida cidade. A festa ainda proporciona a criação de empregos diretos e indiretos tanto no comércio como na pequena rede hoteleira que dispõe a cidade.
As Faculdades e Universidade existentes em Cruz das contribuem como turismo educacional. Os dados expostos acerca do número de estudantes matriculados nas instituições pesquisadas no período de 2009. I revelou que a maior parte dos estudantes nos diversos cursos das instituições investigadas é de outras cidades, resultando em consideráveis interações espaciais para a cidade, devido ao fluxo de pessoas que convergem para a mesma em busca dos serviços educacionais.
A feira-livre exerce importante centralidade para a cidade principalmente em seus principais dias de funcionamento, onde se constitui em uma posição superior enquanto circuito inferior, imprimindo organização espacial em perfeita harmonia com o comércio do seu entorno. A feira surge com a origem da referida cidade, atraindo um grande número de pessoas e mercadorias das mais variadas regiões, estas relações se intensificaram resultando atualmente em atividades características do turismo de negócios para o espaço urbano de Cruz das Almas.
CONCLUSÃO:
As implicações espaciais promovidas pela atividade do turismo cultural, educacional e de negócios na referida cidade tornam-se relevantes, promovendo organização espacial a partir de suas atividades, tendo o aumento no número de empregos, gerando trabalho e renda para a população local.
Instituição de Fomento: Faculdade Maria Milza-FAMAM
Palavras-chave: Turismo, interações espaciais, organização espacial .