Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ENFOQUE ETNOPEDOLÓGICO NA CARACTERIZAÇÃO DE LATOSSOLOS E ARGISSOLOS DA REGIÃO DO TIMBÓ - AMARGOSA/BAHIA
Danívio Batista Carvalho dos Santos 1
Oldair Del’Arco Vinhas Costa 2
Aelson Silva de Almeida 3
Joanito de Andrade Oliveira 4
Daniele de Vasconcellos Santos 5
1. Mestrando em Ciências Agrárias - CCAAB - UFRB - Bolsista CAPES
2. Professor Adjunto - CCAAB - UFRB - Orientador
3. Professor Assistente - CCAAB - UFRB - Co-orientador
4. Professor Assistente - CETEC - UFRB - Co-orientador
5. Mestranda em Ciências Agrárias - CCAAB - UFRB - Bolsista CAPES
INTRODUÇÃO:
A qualidade de vida das populações é influenciada pelos contextos econômicos, sociais, culturais e ecológicos locais. Nesse sentido, torna-se um desafio o desenvolvimento de um planejamento para o uso e manejo sustentável dos recursos naturais.
A classificação dos solos e o conhecimento de seus atributos são fundamentais para o seu correto uso e manejo, com reflexo direto na conservação do solo e da água e na preservação ambiental. Aliadas aos saberes etnopedológicos de agricultores locais, constituem uma ferramenta que vem adquirindo expressiva aceitação dentro da ciência do solo - a etnopedologia.
A etnopedologia abrange muitos aspectos do solo, incluindo conhecimentos locais sobre processos, propriedades, classificação e manejo dos solos e, ainda, sobre interações planta-solo, levando em consideração os conhecimentos, as práticas e crenças das populações locais usuárias desse recurso.
O presente trabalho teve o objetivo de descrever os conhecimentos de agricultores sobre Latossolos e Argissolos localizados na região do Timbó a partir de um enfoque etnopedológico.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na região conhecida como Timbó, zona fisiográfica do Recôncavo Sul, mais especificamente no Vale do Jequiriçá. Encontra-se na divisa dos municípios de Amargosa, Brejões e Ubaíra, onde está em andamento o processo de criação de uma Unidade de Conservação.
O clima é Tropical Chuvoso de Monção AM (classificação de Köppen), com temperatura média anual de 23ºC. Incluída no domínio dos planaltos cristalinos pré-litorâneos com altitude entre 500 e 900 metros. Apresenta relevo forte ondulado e montanhoso. A vegetação primária é identificada como Floresta Tropical Subperenifólia. Em 90% da área são encontrados Latossolos e Argissolos, ambos profundos, muito intemperizados, ácidos a fortemente ácidos e distróficos.
As atividades foram fundamentadas em princípios das pesquisas etnocientíficas. Oficinas, caminhadas transversais e entrevistas semiestruturadas foram aplicadas em três comunidades presentes na região de estudo: Boqueirão da Colônia, Duas Barras e São Bent
RESULTADOS:
Na descrição dos solos pelos agricultores foram utilizados atributos ambientais e pedológicos. Os atributos que melhor descreveram os Latossolos e os Argissolos pelos agricultores foram a umidade, a textura e a consistência, em alguns casos a temperatura e a fertilidade foram utilizados. Nesse sentido, os Latossolos compreendem as terras secas, o barro mais areado, o barro fofo e solto, as terras quentes e as veias de terreno fracas. Já os Argissolos foram relatados como as terras frescas, barro ou barrenta, barro duro e liguento e veias de terreno forte.
Quando correlacionados percebe-se que existem associações entre as descrições locais dos agricultores e as características morfológicas, físicas e químicas dos solos, principalmente quando relacionadas à textura e consistência. Para o atributo fertilidade os Latossolos e Argissolos da região apresentam características muito parecidas, somente no horizonte A pode haver uma ligeira melhora nos Argissolos por estarem localizados em região de acúmulo de matéria orgânica e sedimentos.
Os resultados explicam e guardam relação com o uso dado aos solos, nesse sentido, foi observado que os Argissolos são os primeiros solos selecionados para agricultura, com preferência para produção de hortaliças e culturas permanentes como o cacau.
CONCLUSÃO:
Ocorreram associações entre o saber acumulado pelos agricultores e as características dos Latossolos e Argissolos da região de estudo, principalmente para os atributos umidade, textura e consistência.
As informações etnopedológicas contribuíram para compreender a estratificação do ambiente e descrever as características utilizadas pelos agricultores para definir o uso que é dado aos diferentes tipos de solos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Etnopedologia, classificação de solos, atributos do solo.