Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
Processo de adoecimento por LER/DORT entre trabalhadoras da cidade de Santo Antonio de Jesus – Ba
Juliana Navio Lyrio 1
Roberval Passos de Oliveira 2
1. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde. Aluna PIBIC Voluntário.
2. Professor do Centro de Ciências da Saúde. Orientador PIBIC.
INTRODUÇÃO:
Designada “doença do século”, as Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) deixaram de ser um modo de adoecimento de umas poucas categorias de trabalhadores para ser de muitas. A presente pesquisa teve como objetivo reconstituir a história de adoecimento de trabalhadores acometidos pelas LER/DORT, por compreender que esse é um aspecto primordial no desvelamento das diversas dimensões envolvidas no advento e desenvolvimento das LER/DORT.
METODOLOGIA:
Nesse sentido, foram realizadas observação participante e entrevistas semi-estruturadas com cinco trabalhadoras usuárias do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Antonio de Jesus-BA. A Teoria das Representações Sociais foi adotada como referencial teórico e utilizou-se uma abordagem hermenêutica para realizar a análise dos dados. Como resultado, foi possível perceber que as trabalhadoras se colocam como culpadas e responsáveis por sua doença, pois trabalharam até o momento que suportaram os incômodos causados pelas dores que as LER/DORT acarretavam.
RESULTADOS:
A impossibilidade definitiva de realizar as atividades laborais foi o limite para se afastar do trabalho. Quando afastadas do trabalho, as trabalhadoras relataram que se sentiam discriminadas pela sociedade e pelos colegas de trabalho por estarem doentes. Esta questão está relacionada à invisibilidade da doença, que leva as pessoas a julgarem as trabalhadoras como preguiçosas e mentirosas. Quando questionadas a respeito dos planos para o futuro, relataram o desejo de voltar ao trabalho. É possível concluir que, por ser uma doença invisível, as LER/DORT acometem as pessoas sem que estas se dêem conta, só se desvelando, quando já se encontram em estágio adiantado.
CONCLUSÃO:
Portanto, faz-se necessário a criação de núcleos interdisciplinares que permitam articular conhecimentos teóricos e práticos, serviços de saúde e universidades, para a proposição e implementação de ações de prevenção desses agravos, levando informação para os trabalhadores, empregadores e demais pessoas que integram o mundo do trabalho.
Palavras-chave: LER/DORT, processo de adoecimento, trabalho.