Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 3. Geometria e Topologia
GEOMETRIZANDO COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO
Antonio Wilson Marques Santos 1
Isaac Silva Santos 1
Laís Queiroz Campos Lucas 1
Weriton Souza Lobo 1
Prof. MSc. Maria da Graça Andrade Dias 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA / CFP
INTRODUÇÃO:
O ensino e a aprendizagem de conceitos básicos da Geometria vêm apresentando, historicamente, uma série de lacunas conceituais na Educação Matemática Brasileira. O uso adequado de recursos computacionais neste contexto pode ser um importante aliado para proporcionar aos estudantes situações de aprendizagem significativa destes tópicos. Esse projeto visa incentivar a inserção de novas tecnologias no ensino através da utilização do Régua e Compasso, software livre, composto por ferramentas relacionadas à geometria dinâmica. Um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática foi treinado para explorar esse recurso; desenvolver metodologias e atividades, além de participar como instrutores em oficinas de extensão, ministrado para professores e alunos do ensino fundamental do Município de Amargosa-Ba. Com esse recurso metodológico objetivou-se prepará-los para a utilização do software no processo de ensino e aprendizagem da geometria, visando fortalecer e ressignificar suas práticas pedagógicas e contribuir para despertar o interesse, a criatividade, o raciocínio e o senso crítico dos alunos.
METODOLOGIA:
Foram realizados vários encontros com o grupo de alunos integrantes do projeto e desenvolvidas as seguintes etapas do trabalho:
• Apresentação do software Régua e Compasso: suas interfaces;
• Capacitação técnica dos alunos no laboratório de informática, o que abrange a análise do programa e suas potencialidades;
• Pesquisa em livros de Matemática da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental sobre os assuntos relativos à Geometria;
• Organização dos conteúdos geométricos pesquisados;
• Elaboração de material pedagógico: atividades para serem trabalhadas no programa e desenvolvidas no curso de extensão;
• Execução e treinamento das atividades programadas.
• Planejamento e organização do curso de extensão, tendo como público alvo: professores e alunos do ensino fundamental do Município, alunos da graduação e pessoas interessadas em conhecer e explorar os recursos do software em atividades de Geometria.
RESULTADOS:
O desenvolvimento de ações pedagógicas junto a ambientes criados no computador tais como o Régua e Compasso, transforma-se num forte indutor das demonstrações, uma vez que sugerem os caminhos para a realização de um trabalho teórico que remetem a uma demonstração formal. Além disso, contribuem na forma de um elemento auxiliar que permite a busca de resultados, incentivando os alunos a investigarem as propriedades estudadas. Permite, também, que os resultados geométricos mais elaborados, ou que envolvam algum artifício possam ser observados pelos alunos que possuem maior resistência à disciplina uma vez que a observação de imagens que apresentam resultados torna o trabalho mais interessante ou menos artificial.
A criação de propostas que busquem resgatar o ensino de geometria nas escolas começa pela formação e capacitação do profissional de educação. O professor, dentro de propostas com enfoques em ferramentas computacionais, exerce um papel importante, sendo o mediador entre o conhecimento disponibilizado pelo software e o aluno. Para tanto deve, acima de tudo, estar preparado para exercer dois papéis fundamentais: primeiro o de deter o conhecimento do conteúdo de geometria e segundo estar aberto para utilizar novos recursos tecnológicos.
CONCLUSÃO:
O software Régua e Compasso, objeto deste trabalho, constitui-se num grande aliado da prática pedagógica, pois é caracterizado por um ambiente computacional que possibilita a aprendizagem da matemática de forma exploratória, onde o aluno constrói conceitos através de um pensar consistente.
Instituição de Fomento: Universidade Federal da Bahia / PROPAAE – Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis.
Palavras-chave: Software Régua e Compasso, Informática na Educação, Geometria.