Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Subsolagem, calagem e adubação mineral em Latossolo Amarelo Coeso de Tabuleiro Costeiro sob pastagem degradada de Brachiaria decumbens e consequências em atributos físicos e químicos do solo.
Bruce Mota Pamponet 1
Joelito Oliveira Rezende 2
Erivaldo de Jesus da Silva 3
Zuleide Silva de Carvalho 4
Fábio Farias Amorim 5
Ralph Bruno França Brito 6
1. Engenharia Agronômica - Bolsista PIBIC - UFRB
2. Prof. Dr. em Solos e Nutrição de plantas - Orientador - UFRB
3. Mestre em Ciências Agrárias - UFRB
4. Engenharia Agronômica - UFRB
5. Engenharia Agronômica - UFRB
6. Engenharia Agronômica - UFRB
INTRODUÇÃO:
A maioria das explorações da pecuária brasileira está localizada em áreas marginalizadas, com baixos níveis de fertilidade do solo e conseqüentemente refletindo na sua produtividade. Uma das principais atividades agrícolas de utilização dos solos dos Tabuleiros Costeiros do Recôncavo da Bahia é a agropecuária desenvolvida na maior parte das áreas pelo sistema extensivo. A medida que esse sistema de exploração animal se associam a práticas como queimadas, lotação animal acima do recomendado (superpastejo), falta de divisão de pastos, não reposição de nutrientes e preparo inadequado do solo, verifica-se a degradação dos solos e, por conseqüência, das pastagens, em muitas dessas áreas. Segundo definiu MACEDO e ZIMMER, 1993, a degradação de pastagens é um processo evolutivo de perda de vigor, da produtividade, da recuperação natural para sustentar os níveis de produção e de qualidade, em consequência constitui atualmente como um dos principais problemas para a pecuária do Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da subsolagem, correção da acidez e adubação mineral em um Latossolo Amarelo Coeso de Tabuleiro Costeiro sob pastagem degradada de Brachiaria decumbens
METODOLOGIA:
O experimento foi instalado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município de Cruz das Almas, numa área experimental com pastagem de B. decumbens Stapf em estado de degradação com trechos de solo (Latossolo Amarelo Coeso) sem cobertura e média infestação de plantas daninhas. As avaliações dos tratamentos de preparo do solo foram por meio da densidade (DS), porosidade (PT) e resistência mecânica do solo á penetração (RP). A determinação da Ds, macroporosidade (MP) e microporosidade (mp) foram determinadas segundo EMBRAPA(1997), utilizando-se amostras de: 0-5 m, 5-20 m e 20-40 m. Os efeitos dos tratamentos fertilizantes foram avaliados por meio dos seguintes indicadores: pH,Al+3,K+,H+Al,Ca2+Mg2+,V% e CTC. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de média com nível de significância a 5%, utilizando o programa de SISVAR, considerando o modelo estatístico do delineamento em blocos inteiramente casualizados em esquema de parcela subdividida no espaço.
RESULTADOS:
Densidade e porosidade do solo; Observou-se que independentemente do preparo do solo, os valores absolutos de densidade (DS), porosidade total (PT), macroporosidade (MP) e microporosidade (mp) variaram ao longo do perfil (Quadro 1). No entanto a subsolagem contribui para aumentos significativos da macroporosidade e a porosidade total na camada de 0,20-0,40 m, aliada a diminuição da densidade do solo.Resistência mecânica a penetração. Quanto à resistência mecânica do solo à penetração nas mesmas condições de umidade, houve diferenças significativas nos valores de RP devido subsolagem em todas as épocas avaliadasNota-se que a associação da subsolagem com a aplicação dos fertilizantes contribuiu para diferenças significativas entre médias de atributos químicos analisado no experimento. Analisando o efeito do tratamento fertilizante e do corretivo, dentro de cada tratamento de preparo do solo, verifica-se que, apenas na camada de 0,0 - 0,05 m, na época avaliada, houve diferença significativa entre os valores de Al+3.
CONCLUSÃO:
Observou-se que os tratamentos submetidos com subsolagem proporcionaram o aumento da porosidade total com a diminuição da densidade do solo e conseqüente resistência mecânica do solo a penetração. Para os tratamentos associados com calagem, houve redução nos teores de Al+3, aumento do pH, saturação por bases trocáveis (V%) e a CTC (efetiva).
Instituição de Fomento: FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Solos Coesos, Manejo do solo, Resistência à penetração.