Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 6. Educação Especial
SABERES E CONCEPÇÕES DE GESTORES DE UMA ESCOLA REGULAR SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Lucinéia Jesus Nascimento 1
Ana Paula Conceição Costa 2
Dilma Santos das Virgens 3
Profª. Drª. Susana Couto Pimentel 4
1. Graduanda em Pedagogia VI semestre UFRB/CFP
2. Graduanda em Pedagogia II semestre UFRB/CFP
3. Graduanda em Pedagogia II semestre UFRB/CFP
4. Profª. Drª UFRB/CFP- Orientadora
INTRODUÇÃO:
A inclusão de pessoas com deficiência na escola regular já está garantida nas legislações brasileiras desde a Constituição de 1988, a Lei nº 7.853/1989 e a LDB nº 9.394/1996. Diante dessas garantias legais, torna-se necessário investigar como na prática este processo tem sido operacionalizado. O presente trabalho traz resultados preliminares da pesquisa “A construção de práticas inclusivas numa escola regular de ensino fundamental do município de Amargosa-BA: uma perspectiva colaborativa”, desenvolvida com o fomento da FAPESB. Neste momento inicial da investigação foi feito um diagnóstico dos saberes e concepções de gestores de uma escola regular acerca do processo de inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo foi analisar os saberes e concepções da equipe gestora da escola e buscar compreender como estes influenciam nas práticas desenvolvidas na unidade escolar.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada nesta etapa da pesquisa foi à análise do conteúdo das falas destes gestores levantadas a partir de entrevista semi-estruturada registrada através do recurso da gravação em áudio, com a permissão dos participantes. A escola pesquisada foi escolhida por pertencer a rede pública municipal de Amargosa e possuir um maior número de estudantes com deficiência matriculados no município. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: uma diretora, duas vice-diretoras e uma coordenadora pedagógica.
RESULTADOS:
Os resultados do estudo apontam que os sujeitos investigados são favoráveis a inclusão, mas não concordam com a forma como esta vem acontecendo, pois consideram que a escola não tem preparo e os professores não têm formação para o atendimento à diversidade. Assim, alguns membros da gestão acreditam que a inclusão esteja acontecendo, enquanto outros afirmam que os alunos com deficiência estão sendo integrados, porém não incluídos. Ou seja, a escola regular não tem se modificado para atender as demandas e necessidades trazidas por estes alunos. Ainda foi colocada pela equipe gestora a resistência de alguns professores com relação a receber alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas, pois afirmam não possuir capacitação para atendê-los
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados da pesquisa conclui-se que é necessário promover formações que possibilitem mudanças nas concepções dos atores da escola para que práticas inclusivas sejam desenvolvidas no contexto da escola regular. De outro modo, continuará sendo feita a integração dos alunos com deficiência, sendo exigido que eles se modifiquem para atender às demandas da escola, enquanto que esta perpetua suas práticas excludentes e segregadoras.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Saberes Sobre Inclusão, Escola Regular, Equipe Gestora.