Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CARACTERIZAÇÃO AGRONÔMICA EM Dioscorea spp COM O USO DE VARIÁVEIS DISCRETAS E CONTÍNUAS SIMULTANEAMENTE.
William Amadeu da Silva 1
Ricardo Franco Cunha Moreira 2
Simone Alves Silva 3
Angelo Gallotti Prazeres 4
Mariana Souza da Silva 5
Thiago Aguiar de Cerqueira 6
INTRODUÇÃO:
A cultura do inhame exerce um papel de importância no Brasil e principalmente na região do Recôncavo baiano pela economia gerada na região e na fixação do homem no campo. Neste aspecto, é essencial a caracterização agronômica das espécies de inhame, como forma de se determinar seu potencial produtivo sob condições do Recôncavo baiano. A análise conjunta de variáveis qualitativas e quantitativas tem sido apontada como uma ferramenta útil na estimativa da diversidade genética entre os indivíduos de uma espécie. O objetivo deste trabalho foi promover a análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativas e posterior agrupamento para definição da diversidade genética entre genótipos de inhame através do algoritmo de Gower. Foram avaliadas duas características qualitativas e uma quantitativa. A consistência do padrão de agrupamento foi avaliada por meio do coeficiente de correlação cofenética sendo de 0,72, o que indicou uma média correlação. A análise simultânea de variáveis qualitativa e quantitativa permitiu a formação de um grupo (genótipos das áreas de Batatan, São Félix e a espécie São Tomé). Genótipos da área de Cruz das Almas se distanciaram dos demais grupos. Os resultados são úteispara o programa de melhoramento genético e conservação da espécie.
METODOLOGIA:
Foram utilizados populações de inhame das espécies Dioscorea rotundata, D.cayanensis (do Recôncavo da Bahia) e D.alata (de Pernambuco) e implantadas no campo experimental da UFRB/NBIO.Os caracteres avaliados corresponderam a um ano de cultivo das espécies em questão, sendo: peso médio de rizóforos comerciáveis (PMRC) (correspondem à relação da somatória dos pesos dos rizóforos-filhos grandes e médios, superiores a 0,025 kg, com produção total de rizóforos-filhos); número de rizóforos comerciáveis por planta (NRCP), razão de formato de rizóforos comerciáveis (RF), largura dos rizóforos e comprimento dos rizóforos. A análise conjunta dos dados qualitativos e quantitativos foi realizada para determinação da distância genética, com base no algoritmo de Gower. Para a obtenção das matrizes de distância genética da análise conjunta, o cálculo dos coeficientes de correlação cofenético e o dendrograma foi utilizado o programa R (R Development Core Team, 2006).
RESULTADOS:
A utilização de variáveis qualitativas e quantitativas separadamente segmenta as inferências e conclusões sobre a divergência genética entre os acessos, limitando, às vezes, a utilização posterior dos indivíduos selecionados em programas de melhoramento genético. A análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativa permitiu a formação de um grupo (genótipos das áreas de Batatan, São Félix e a espécie São Tomé). Genótipos da área de Cruz das Almas (Dioscorea cayanensis - 4) se distanciaram dos demais grupos (D. rotundata – 1; D. cayanensis – 2; e D. alata - 3). Os resultados são úteis para o programa de melhoramento genético, como também para a tomada de decisões em relação a busca de materiais divergentes (estudo de prospecção) da espécie.
CONCLUSÃO:
O método de Gower foi eficiente na discriminação dos grupos considerando a análise conjunta dos descritores estudados, demonstrando que a análise simultânea de dados qualitativo e quantitativo é viável e pode permitir uma maior eficiência no conhecimento da divergência genética entre genótipos de inhame. Contudo, é necessária a continuação deste estudo com um maior número de variáveis e em outras áreas produtoras de inhame na região do Recôncavo da Bahia.
Instituição de Fomento: cnpq
Palavras-chave: inhame, reconvavo, genotipos.