Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Cien - 1. Documentação e Informação Científica
ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO FOCADA NA ABORDAGEM DIGITAL
Alessandra B. Santana 1
Ana Paula Oliveira Villalobos 2
1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - POSICI/UFBA, b
2. Doutora em Educação (UFBA) - Professora adjunta do Instituto de Ciência da Infor
INTRODUÇÃO:
O presente artigo trata da investigação conceitual e empírica da competência em informação pautada na abordagem digital. Este compõe uma pesquisa de mestrado que, através de um estudo de casos múltiplos em um enfoque metodológico do tipo quali-quantitativo e descritivo, objetiva analisar a competência em informação, com foco no acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, na cidade do Salvador. Para alcance do objetivo geral da pesquisa pretende-se: selecionar indicadores quali-quantitativos para a competência em informação focados na abordagem digital; analisar ações que fomentem a competência em informação; identificar como os usuários das TICs acessam, usam e produzem conteúdos digitais em rede; propor ações para o aperfeiçoamento da competência em informação com vistas à promoção da inclusão digital e social. Como resultado, a análise do pré-teste aplicado em uma escola publica da Cidade do Salvador mostrou que os estudantes participantes deste estudo empregaram apenas dois indicadores de competência em informação, entre os vinte e dois indicadores de desempenho para a competência em informação estabelecidos pela Association of College and Research Libraries (ACRL).
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, adotando-se um estudo de casos múltiplos, no universo das escolas públicas e privadas da capital baiana. A seleção das escolas se deu através de amostra intencional, sendo que dentro do universo das escolas serão construídas sub-amostras representativas (não probabilísticas) dos gestores e estudantes. Quanto ao procedimento de coleta de dados: observação direta simples nos lócus de estudo (anotações em diário de campo), entrevistas e aplicação de questionários.
As entrevistas realizadas com os coordenadores ou diretores e estudantes das escolas foram semi-estruturadas, sendo que as questões da entrevista e do questionário foram formuladas com base em indicadores de competência em informação (ACRL 2000) e indicadores estatísticos centrados em tecnologias informacionais.
RESULTADOS:
A pesquisa salientou a pouca habilidade dos estudantes frente ao universo informacional, o que colabora para o baixo índice de inclusão digital e social efetivas. Das cinco normas apresentadas e dos 22 indicadores de desempenho da ACRL (2000), foi possível identificar nesta etapa da pesquisa, que os alunos do Colégio Central empregam pouquíssimos indicadores de desempenho:
Norma 2 - indicador 3 - diz que, os alunos competentes em informação utilizam informações obtidas on-line ou pessoalmente através de uma variedade de métodos. Foi possível observar através do Gráfico 7 que os estudantes do Colégio Central de maneira ainda que tímida buscam fontes de informação diferenciadas. Os dados do mesmo gráfico revelam que a biblioteca foi a opção mais citada na busca de informações não encontradas na Internet.
Norma 3 – indicador 2 - os alunos competentes no acesso e uso da informação articulam e aplicam critérios iniciais para a avaliação das informações e suas fontes . Quando os estudantes desta amostra foram questionados a respeito da confiabilidade das informações encontradas na Internet, 100% dos respondentes disseram não confiar em todas as informações encontradas. Na questão seguinte, os estudantes foram questionados a respeito de como fazem para decidir se a inform
CONCLUSÃO:
Neste cenário retratado na analise de dados, conclui-se que para acessar, avaliar e utilizar a informação com a finalidade de gerar conhecimento é necessário não apenas a democratização das TICs, mas também que os indivíduos sejam estimulados e educados a desenvolverem habilidades e competências informacionais. Desta forma, fica evidente através dos resultados desta pesquisa, a relevância da atuação dos profissionais da informação e educadores em prol do desenvolvimento da competência em informa
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: competência em informação, tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital.