Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
Uma Breve Descrição da Comunidade Remanescente de Quilombo: Santiago do Iguape.
Ana Paula Batista da Silva Cruz-autora 1
Orientador: Antônio Liberac Cardoso Simões Pires 2
Co-Orientadora: Rosy Oliveira 3
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- Centro de Artes Humanidades e Letras
2. Prof. Dr. da Universidade Federal da Bahia- Centro de Artes Humanidades e Letras
3. Profª Drª. Universidade Federal da Bahia- CCAB
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa esteve voltado para o entendimento e produção de uma história sobre a comunidade Remanescente de Quilombo de Santiago do Iguape, para tanto buscamos levantar dados orais a partir de entrevistas com os anciões da comunidade, levantamento da memória sobre a escravidão, levantamento da situação fundiária da comunidade e levantamento das formas de produção cultural da comunidade. Esperando mapear uma memória histórica sobre a comunidade, organizar uma árvore genealógica das principais famílias, uma breve visão sobre produção e situação fundiária e as principais atividades culturais da comunidade. Compreendendo que a pesquisa impulsiona a organização e cristalização da linha de pesquisa Cultura Negra no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia.
METODOLOGIA:
Utilizamos os métodos da História oral, colotamos e organizamos entrevistas com os personagens da comunidade Remanescente de Quilombo de Santiago do Iguape.
RESULTADOS:
Como fruto das pesquisas iniciais foi gerado material de relatório básico e transcrição das fitas gravadas para análises, organização de material fotográfico e produção de um artigo, que foi de fundamental importância para aprofundar os meus conhecimentos acadêmicos

CONCLUSÃO:
O projeto de pesquisa sobre a Comunidade Remanescente de Quilombo de Santiago do Iguape busca a produção de uma visão histórica sobre a comunidade no século XX, a partir de fontes históricas inéditas o que acaba contribuindo para o conhecimento histórico e para o projeto do meu orientador que, segue a linha de pesquisa: Comunidades Negras Rurais.

Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: campesinato Negro, quilombos, Remanescente.