Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
Prática Cineclubista e formação do ser: CINECLUBE CINE REPADURA
Alessandra Gomes 1
Caio Bonfim Landim 2
Camila Silva de Oliveira 2
Isabela Pimenta de Lima 2
Milena Sodré 2
Tatiana Pereira Souza 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Orientador
2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
As questões colocadas pela contemporaneidade à educação têm levado as universidades a conceberem ambientes de formação docente alternativos ao espaço tradicional da sala de aula. A esse respeito, a Extensão Universitária tem atuado como importante local de construção de saberes necessários à prática docente e de interlocução com a comunidade. Desse modo, o Projeto de Extensão Cine Rapadura tem como objetivo criar um espaço alternativo de educação e formação por meio da prática cineclubista. Suas atividades são realizadas por meio de mostras mensais que apresentam temas importantes para a formação dos sujeitos na contemporaneidade. O presente trabalho tece considerações sobre a experiência do Cine Rapadura em 2009 e 2010 junto à comunidade da cidade de Amargosa, destacando sua importância como espaço democrático de ação e discurso; faz reflexões sobre o papel dessa prática cultural para a formação de licenciandos e sobre sua vinculação com a formação para os valores da cidadania democrática.
METODOLOGIA:
As ações do Cine Rapadura têm como referencial teórico-metodológico pesquisas na área de cinema e educação. Diferentes autores destacam que por meio do texto cinematográfico nos deparamos com dilemas humanos, com questões morais, éticas, com conteúdos históricos e valores de uma determinada época. Assim, “ao comporem uma determinada dinâmica da vida de homens e mulheres, os filmes também participam na formação de valores éticos e juízos de gosto e, nesse sentido, portam uma faceta educacional” (LOUREIRO, 2008, p. 136). Ao viabilizarmos à comunidade outros registros cinematográficos que não os formatos comerciais e hegemônicos possibilitamos, também, formas diversas de perceber e observar a sociedade, as relações, o espaço, o tempo, as cores, os valores estéticos e éticos. A partir destes referenciais, são realizadas Mostras Cinematográficas - cujos temas abordam questões importantes para a formação dos sujeitos na contemporaneidade - seguidas de debates.
RESULTADOS:
Temos alcançado em diferentes pontos da Zona Rural e Urbana de Amargosa um público médio de 40 pessoas/exibição. Nos debates após as exibições (com abordagem de aspectos relacionados ao conteúdo dos filmes e à sua linguagem), a metodologia adotada tem promovido análises fílmicas conjuntas, apresentação, socialização e questionamento das diferentes concepções de mundo, fortalecendo o espaço do discurso e da troca de idéias. Essa prática, a nosso ver, fortalece o que Hannah Arendt (2010) denomina como espaço do discurso, do autorizar-se não simplesmente a pensar sobre, mas a emitir julgamentos e opiniões. Para a autora, o discurso se apresenta como efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como um ser distinto e único entre iguais (Arendt, 2010).
A interação com a comunidade tem possibilitado o intercambio entre universidade e comunidade – um dos importantes papéis da extensão universitária – criando um espaço de democratização da produção cinematográfica de qualidade, de educação do olhar e de reflexão sobre diferentes aspectos do cotidiano. Os resultados apontam para uma formação mais ampla dos graduandos que fazem parte do Projeto, ampliando o conceito de “sala de aula”, pois participam de grupos de estudos, organização das Mostras e realização dos debates
CONCLUSÃO:
A formação proporcionada pelo Cine Rapadura tem se configurado como ação e discurso que estende os conhecimentos, esforços e anseios da universidade à comunidade, mas que também recebe, dialoga e aprende com os conhecimentos e anseios desta. Este intercâmbio tem possibilitado troca, interação, influência e modificação mútua. Esta prática cineclubista tem valorizado e fortalecido o cinema como obra que carrega valores, concepções de mundo e conceitos sobre a sociedade.
Instituição de Fomento: Ministério da Educação e Cultura
Palavras-chave: cinema, educação, cidadania.