Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Análise da seletividade de Extrato Aquoso de Chenopodium ambrosioides L., em larvas de primeiro a quarto instares e pupários de Cryptolaemus montrouzieri Mulsant (Coleoptera: Coccinelidae)
Lucylia Suzart Alves 1
Franceli da Silva 1
Marcos Paulo Leite da Silva 1
Romulo da Silva Carvalho 2
1. 1-Estudante do curso de Agronomia da UFRB
2. 2-Prof. Dr. do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFRB
3. 3-Estudante de Pós-Graduação da UFRB
4. 4-Dr. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:
De acordo com Gravena et al. (2006) o C. montouzieri é um consumidor generalista e voraz de várias espécies de cochonilha em ambas as fases de larva e adulto. Dentre os predadores de cochonilhas e afídeos, os Coccinelídeos são os mais conhecidos e eficientes, uma única larva pode consumir até 250 cochonilhas. Segundo Bacci (2001) é de extrema importância que seja utilizado inseticidas seletivos para a preservação das espécies benéficas no agroecossistema. Apesar da importância da seletividade na preservação do controle biológico natural de pragas, existem ainda poucos estudos a esse respeito. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do extrato aquoso de Chenopodium ambrosioides L. sobre diferentes fases do ciclo biológico de C. montouzieri.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Obteve-se os extratos utilizando folhas e frutos de Chenopodium ambrosioides L. que foram pesados e triturados em liquidificador com água destilada coando em tecido voiol, sendo realizado com insetos adultos de C. montrouzieri não sexados, com larvas de primeiro a quarto instares e pupários. Foram utilizados potes plásticos transparentes de polietileno, forrados na base com papel filtro. Em cada experimento, separadamente, foram aplicados 2 mL dos extratos de mastruz sobre os insetos e, após aplicação, foi fornecido alimento (presas) Planococcus citri “ad libidum” ao predador.
RESULTADOS:
O extrato nas concentrações de 0,4 até 0,7 g/mL-1 não apresentaram efeito inseticida em larvas da joaninha C. montrouzieri. Mesmo quando foram aplicadas concentrações maiores do extrato constatou-se apenas mortalidade de 1%, não significativa, em larvas de primeiro instares (0,8 g/mL-1) e segundo instares (0,8 g/mL-1 e 0,9 g/mL-1). Foi observado que a aplicação do extrato sobre as larvas também não interferiu nos processos fisiológicos de muda (ecdise) das larvas do predador, com relação à emergência, verificou-se que não afetou de forma significativa os adultos da joaninha C. montrouzieri. Mesmo com aumento da concentração máxima de 0,9 g/mL-1 do extrato, constatou-se a emergência dos adultos elevada (91%), não havendo contudo em termos estatísticos diferença significativa em relação à testemunha.
CONCLUSÃO:
O extrato aquoso de C. ambrosioides é seletivo apenas nas fases larvais do C. montrouzieri provocando mortalidade nos adultos.
Instituição de Fomento: Cnpq
Palavras-chave: Seletividade , Produção vegetal, Inseticidas botânicos.