Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 4. Conservação da Natureza
Percepção ambiental dos moradores do entorno da Mata do Cazuzinha na cidade de Cruz das Almas, Bahia
Marcos Teixeira 1
Daiane Deyse da Silva Brito 1
Flaviana Lopes Ladeira 1
Renato Venancio de Sousa Neto 1
Urialisson Matos Queiroz 1
1. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
A busca pela sobrevivência e melhor adaptação do homem em seu habitat fez com que este começasse a produzir conhecimento e gerar modificações no lugar em que vivia e nas coisas que dele utilizava. Durante os processos históricos houve um desequilíbrio nas relações homem - natureza, em que o homem se colocou superior a natureza, e se enxergava como algo distinto do meio ambiente. No entanto, a ideia excludente do homem em relação a natureza gera uma visão enganadora, pois tudo o que este faz no ambiente o afeta de alguma forma, já que a humanidade nunca existiu isolada do resto da vida. Logo, a discussão ambiental é mais que necessária para a própria sobrevivência humana, onde a maneira de enxergar e pensar o ambiente resultará num comportamento e numa ação para com este. Sendo assim, estudar a percepção ambiental que os indivíduos possuem é fundamental para entender a maneira como o homem se relaciona com o meio, e as implicações dessa relação.
A Mata do Cazuzinha, localizada no município de Cruz das Almas - BA, é hoje um fragmento de Mata Atlântica, com apenas 11,7ha, ilhado pela malha urbana, fruto da devastação do homem em sua expansão pelo território. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos moradores do entorno da Mata do Cazuzinha.
METODOLOGIA:
Para analisar a percepção ambiental dos moradores do entorno da mata foi utilizado o método questionário, composto de perguntas objetivas (fechadas) e subjetivas (abertas). As perguntas elaboradas tiveram como finalidade conhecer a opinião dos moradores sobre sua relação com a mata, os problemas envolvidos com esta, as ações do poder público e quais intervenções poderiam ser feitas. No total foram entrevistados dezesseis moradores, todos situados no entorno na Mata do Cazuzinha. Foram feitas quatro perguntas subjetivas, onde as respostas foram livres, permitindo uma avaliação do censo crítico dos entrevistados em relação à mata.
As perguntas objetivas consistiam em responder sim ou não, totalizando dezesseis.
A análise estatística dos dados foi feita através da construção de gráficos, para avaliação das perguntas objetivas e posterior discussão dos dados.
RESULTADOS:
Após análise das perguntas verificou-se que 100% dos entrevistados consideram a mata importante para o local, que o lugar não seria melhor sem a mata, que ela melhora o clima e que esta não está bem preservada. Tais respostas evidenciam o valor que os moradores dão a mata.
Mesmo com ocorrência de criminosos, a maioria não acha que a mata contribui para a marginalidade. A maioria também não considera esta uma área de lazer (devido as condições que se encontra), já caminharam na mata (o que mostra uma relação estreita com esta), não acreditam que a ausência da mata favoreceria o desenvolvimento do bairro, nunca foram entrevistados para falar da mata, não acham que o governo local proteja a mata, não consideram que causam danos ao meio ambiente, nunca realizaram alguma atividade que favoreça a preservação da mata, disseram que a mata não é assunto nas reuniões de moradores e já ouviram falar sobre leis de proteção ao meio ambiente . Por fim, todos aprovaram a iniciativa do grupo de avaliar a percepção ambiental. Com relação às perguntas subjetivas, a maioria dos entrevistados viu que a mata diminuiu, consideram a mata importante pro local, não vêem muita ação do governo e consideram o lixo e o uso de drogas o principal problema.
CONCLUSÃO:
Com o fim do trabalho, observou-se a importância da percepção da comunidade para a preservação da mata e a necessidade de recuperação desta. Todos os entrevistados consideram a mata importante para a cidade e o bairro onde vivem, provando que a comunidade não vê a Mata de Cazuzinha apenas como depósito de lixo e um ambiente desagradável.
A maioria dos entrevistados acredita que faltam cuidados por parte dos órgãos competentes e todos acreditam que trabalhos de percepção ambiental são importante
Palavras-chave: educaçao ambiental, natureza, cazuzinha.