Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
Identificação de genótipos com alto nível de homozigosidade visando à obtenção de linhagens de mamoeiro por seleção assistida por marcadores microssatélites
Gilmara Alvarenga Fachardo Oliveira 1
Eder Jorge de Oliveira 2
Fabiana Moraes de Carvalho 3
Aline dos Santos Silva 4
Juliana Leles Costa 1
Jorge Luiz Loyola Dantas 5
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –Estudante de Biologia
2. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical – Co-Orientador
3. Faculdade Maria Milza - Estudante de Biomedicina
4. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Mestranda em Recursos Genéticos Veg
5. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical – Orientador
INTRODUÇÃO:
Atualmente apenas três cultivares de mamão, pertencentes aos grupos Solo e Formosa, ocupam a maior parte dos plantios comerciais no Brasil, prejudicando o desenvolvimento da cultura pela restrita variabilidade genética. Nos últimos anos, o uso de híbridos de mamoeiro vem ganhando espaço nas áreas de produção. Entretanto, a obtenção destes híbridos depende da existência de linhas puras, de forma a evitar segregações na geração F1.
A obtenção de linhagens de mamoeiro pode chegar a 12 anos, considerando ciclo de dois anos e no mínimo seis gerações de autofecundação. Entretanto, este tempo pode ser abreviado com o uso de marcadores moleculares, principalmente com o uso da seleção assistida por marcadores. Dentre os diversos marcadores moleculares disponíveis, os microssatélites são especialmente importantes, pela alta reprodutibilidade, simplicidade e rapidez da técnica, pequena quantidade de DNA requerida, baixo custo de utilização, grande poder de resolução e principalmente a codominância.
Assim, o objetivo deste estudo foi identificar linhagens de mamoeiro com elevado grau de endogamia, previamente selecionadas por apresentarem alto potencial agronômico em relação a características produtivas e de qualidade de frutos, por seleção assistida por marcadores microssatélites.
METODOLOGIA:
Utilizou-se o DNA de 83 plantas provenientes de populações segregantes (F3) e de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Mamão (BAG-Mamão) da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
Foram analisados 27 locos de SSR. As reações de amplificação foram feitas em volume final de 15 µL, utilizando: 20 ng de DNA, tampão de PCR 1X, 1,5 mM de MgCl2, 200 uM de dNTP, 0,3 uM de cada iniciador e 1,0U de Taq DNA Polymerase. As amplificações foram feitas de acordo com as especificações de cada iniciador.
Os produtos resultantes das reações foram separados em gel desnaturante de poliacrilamida 6% ou em géis de agarose 1000 a 3%, de acordo com a diferença alélica apresentada. O peso molecular dos locos polimórficos foi determinado por comparação com um padrão de peso molecular de 50 pb.
As estimativas de heterozigosidade observada (Ho), heterozigosidade esperada (He) e coeficiente de endogamia foram obtidas com o auxílio do programa PowerMarker (LIU & MUSE, 2005).
RESULTADOS:
Sete iniciadores foram monomórficos (CP17, CP31, CP34, CP36, CP44, CP57 e CP64). Para o restante dos locos foi observado polimorfismo. A heterozigosidade observada dos locos variou de 0,0 até 0,29 e a heterozigosidade esperada de 0,00 a 0,90.
A análise da heterozigosidade em nível de cada planta pode ser evidenciada pelo coeficiente de endogamia que (f) variou de 0,634 a 1. As linhagens L36, L40, L42, L44, L45, L54, L58, L68, L73, L86 e L87, apresentaram coeficiente de endogamia igual a 1,00. Outras 18 linhagens apresentaram coeficientes de endogamia variando de 0,953 a 0,961. A linhagem L62 foi a mais heterozigótica, com f = 0,634.
As 11 linhagens com f = 1,00 estão prontamente disponíveis para a produção de novos híbridos de mamão, enquanto as 18 linhagens com f variando de 0,953 a 0,961 serão levadas a campo para observação da presença de segregação fenotípica na progênie. Não havendo segregação, estas também farão parte do banco de linhagens, com uso futuro na obtenção de cruzamentos em esquema de dialelos.
CONCLUSÃO:
Foram identificadas novas linhagens com alto nível de endogamia e ampla diversidade genética entre as linhagens de mamoeiro, mediante uso de seleção assistida por marcadores microssatélites. Os programas de melhoramento genético da cultura podem, assim, reduzir significativamente o tempo para obtenção de novas linhagens e híbridos com o uso desta técnica.
Instituição de Fomento: CNPq e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Palavras-chave: SSR, Carica papaya L., marcadores moleculares.