Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
REGIÃO DO ALGODÃO COLORIDO: SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO SÓCIO-ECONOMICO NO SEMI-ARIDO E SERTÃO PARAIBANO.
Daniela da Silva Santos (Autor) 01
Elaine da Silva Barbosa (Autor) 01
Joelia Silva dos Santos (Autor) 01
Sandra dos Santos da Conceição (Autor) 01
Elba Medeiros Punsk dos Santos (Orientador) 01
1. Universidade do Estado da Bahia - Campus V
2. Universidade do Estado da Bahia - Campus V
3. Universidade do Estado da Bahia - Campus V
4. Universidade do Estado da Bahia - Campus V
5. Universidade do Estado da Bahia - Campus V
INTRODUÇÃO:
A globalização intensificou os processos de plantio, industrialização e comercialização por meio da tecnologia, pois, como afirma Morais, “Entre o homem produtor e a natureza, colocam-se agora a tecnologia, as máquinas e os novos usos que não se limitam mais à satisfação das necessidades elementares de subsistência” (MORAIS. 1984 p. 87). Nesse contexto, utiliza-se a biotecnologia para desenvolver pesquisas na agricultura, na perspectiva de perpetuar a hegemonia econômica do sistema capitalista, por meio das técnicas ecologicamente corretas de produção como afirma Lévêque, “Nesses últimos anos, o domínio e a exploração comercial das biotecnologias foram objeto de uma áspera competição entre as empresas química, pois a microbiologia industrial é um setor importante da economia mundial (LÉVÊQUE. 1999 p. 110).
O cultivo do algodão colorido é fruto desse processo biotecnológico, pois utiliza-se dos genes de cultivares diferentes para modificar o patrimônio genético da célula por meio do cruzamento entre os algodoeiros mocó e herbáceo.
METODOLOGIA:
Os critérios metodológicos dessa pesquisa consistem no levantamento bibliográfico o qual fomentou a construção de um arcabouço teórico, na perspectiva de nortear o conceito de região que adotamos para a área onde concentra-se a produção do algodão colorido e a área para onde destina-se a matéria prima, transformando-a em produto industrializado. Portanto, a análise será realizada por meio dos dados da EMBRAPA – Paraíba e CoopNatural.
RESULTADOS:
Depreende-se que essa pesquisa conceituou a região produtora e polarizadora do algodão colorido no estado da Paraíba, por meio da análise quantitativa de alguns dados socioeconômicos compreendidos entre os anos de 2003 e 2009. As oscilações quantitativas na produção devem-se ao fato da cadeia do algodão colorido está em fase de construção, e as constantes precipitações que ocorreram nos últimos anos no sertão nordestino, fator que prejudica o desenvolvimento dessa cultura, visto que, o algodão colorido foi desenvolvido para o sistema de sequeiro.
CONCLUSÃO:
Considerando a organização espacial da cadeia produtiva, a importância ecológica que o produto representa no âmbito mundial e a relevância sócio-econômica, no contexto estadual, depreende-se que a pesquisa efetuou o objetivo estabelecido a priori, pois pontuou alguns aspectos que deram origem a região do algodão colorido no estado da Paraíba.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia - Campus V
Palavras-chave: cultura, produção, algodão.