Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
Estratégias de enfrentamento das LER/DORT: relato de trabalhadores de Santo Antônio de Jesus - BA.
Ana Paula Tanan Azevedo 1
Roberval Passos de Oliveira 2
1. UFRB. Est. de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde. Aluna PIBIC Voluntária.
2. UFRB. Prof. do Centro de Ciências da Saúde. Orientador PIBIC
INTRODUÇÃO:
As Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) são o problema de saúde relacionado ao trabalho mais frequente no mundo. Diante dos impactos desse agravo na vida dos trabalhadores, o presente estudo tem como objetivo descrever as estratégias de enfrentamento dos trabalhadores diante das LER/DORT.
METODOLOGIA:
Foram realizadas observação participante e entrevistas semi-estruturadas com cinco trabalhadoras usuárias do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Antonio de Jesus-BA (CEREST SAJ). A Teoria das Representações Sociais foi adotada como referencial teórico e utilizou-se uma abordagem hermenêutica para realizar a análise dos dados.
RESULTADOS:
Os resultados apontaram a participação no Grupo psicoterapêutico Reviver, promovido pelo CEREST SAJ, como a principal estratégia de enfretamento das LER/DORT. Nesta organização, as trabalhadoras, além de receber atendimento com a finalidade de estabelecer o nexo causal entre o processo saúde-doença e o trabalho, puderam participar do Grupo Reviver, no qual constituíam redes de solidariedade, apoio social e ajuda mútua. Percebeu-se que os encontros eram baseados no relato de experiências dos trabalhadores, utilizando-se processos lúdicos. Segundo as trabalhadoras, o grupo possibilitou uma melhora na auto-estima, um maior conhecimento sobre a doença e um compartilhamento de formas de conviver com essa, sendo caracterizado como primordial para suas vidas, pois possibilitou reintegração social e compartilhamento de angústias, medos e dúvidas. O Grupo Reviver foi descrito, ainda, como uma estratégia para enfrentar a dor, no qual as trabalhadoras re-significavam o sentido de saúde, doença e qualidade de vida, possibilitando uma re-significação da situação de vida.
CONCLUSÃO:
É possível concluir que a participação no Grupo Reviver tem ajudado essas trabalhadoras a resistirem à doença, constituindo-se como importante estratégia de enfrentamento. Dessa forma, as pessoas voltam a pensar no futuro sem ser “um fardo pesado nas costas” e a ter boas expectativas em relação a um novo ingresso no mercado de trabalho.
Palavras-chave: LER/DORT, saúde do trabalhador, estratégias de enfrentamento.