Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Destinação do lixo - De um problema social à uma solução
RENATA DOS SANTOS ALMEIDA 1
EUNICE ALVES DOS SANTOS 1
MONETTE BORTOLOZZO VEZARO 2
1. FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI - FIT
2. Prof.Ms. - FIT - Orientadora do Curso de Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
Ao analisar, as condições precárias em relação ao meio ambiente, no bairro Normandia, zona leste da cidade de Guarulhos-S.P, foi vista a necessidade de levantar os alunos - cidadãos a participar e reagir para melhoria da questão do lixo, que vem prejudicando direta ou indiretamente à qualidade de vida. Atualmente o problema de como fazer a correta destinação, tem obrigado a população e seus governantes a reavaliar as mais diversas formas de realizar este procedimento. A educação, que visa a participação da comunidade na coleta seletiva tem sido defendida como a melhor proposta que possa resultar num melhor manejo. Embora tenham se tornado muito comum esforços com as campanhas educativas através dos veiculos de comunicação, ainda falta uma abordagem direta e individual, trabalhando a importancia de cada individuo sobre o meio ambiente. O presente trabalho visou avaliar em primeiro momento o conhecimento que os alunos de uma escola da cidade de Guarulhos - S.P, já possuiam sobre destinação do lixo. Avaliou-se a adequação destes conhecimentos e a disposição em reformulá-los. Verificou-se no decorrer do projeto que uma constante mudança nas atitudes que foi evoluindo ao ponto de formar uma suposta medida de manejo dos resíduos para a população, alunos e familiares.
METODOLOGIA:
Trabalho realizado com 30 alunos da 5º série – 6º ano, do ensino fundamental, Ciclo II da rede estadual de ensino, frequentantes da Escola Estadual Lindamil Barbosa de Oliveira, localizada no municipio de Guarulhos- S.P. Estes possuem média de 10 a 12 anos de idade e estudam no período da manhã. Realizaram atividades curriculares básicas e participaram de projetos e atividades extra-curriculares nas dependencias da escola. Foi desenvolvido num período de 30 dias, com carga de 10 horas, divididas em 12 aulas, sendo cada uma com duração de 50 minutos, num período correspondente entre março e abril de 2008. Os métodos de desenvolvimento foram: Mesa redonda(através de observação participante discutiram suas opiniões); Dinâmicas de grupo (sensibilização dos fatos e reflexão sobre atos e ações individuais ou coletivas que possam de maneira direta ou indireta refletir em toda uma sociedade);Montagem de uma apostila; Trabalho de campo e Pesquisa qualitativa
RESULTADOS:
Durante a realização deste projeto pode-se concluir através de atividades aplicadas, que os participantes, em sua totalidade já tinham conhecimento sobre o que era reciclagem, obtidos através dos meios de comunicação e, informações do cotidiano.No término foi aplicado um jogo de perguntas e respostas aos alunos para testar seus conhecimentos chegou-se ao seguinte resultado.
60% dos alunos acertaram as 10 questões;
25% dos alunos acertaram 9 questões;
15% dos alunos acertaram 7 questões;
A maioria dos participantes possuiam possuiam algum conhecimento sobre o que pode ser reciclado, sobre os métodos de coleta e os prejuizos que o mal armazenamento do lixo pode causar ao ambiente e ao ser humano. Outra pesquisa com moradores da região sobre o tema: 30% dos entrevistados, responderam que não praticaram nenhum método de reciclagem;
25% dos entrevistados disseram ter conhecimento e que as vezes separam o lixo para catadores da região.
10% dos entrevistados referem participar da coleta seletiva.
35% dos entrevistados informam não ter conhecimento sobre a reciclagem. Ao fim do projeto, obtivemos como resultados principal a formação 30 multiplicadores para aplicação da reciclagem do lixo no bairro.
CONCLUSÃO:
Nessa perspesctiva, a escola passa a ser um espaço significativo de aprendizagem , lugar de experientação, de realização, êxitos... Abertura ideal para o contexto social em que esta inserida. Através da educação as pessoas adquirem condutas saudaveis para a melhoria da qualidade de vida e a participação efetiva da população pode minimizar os agravantes da situação. Este trabalho aponta uma solução simples para resolver a problematica do lixo que se alastra por diversas regiões do país.
Palavras-chave: Lixo, Reciclagem, Educação.