Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Lingüística Histórica
CAMPO LÉXICO-SEMÂNTICO DA SEXUALIDADE EM AUTOS DE DEFLORAMENTO
Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz 1
1. Profª. Drª. - Departamento de Letras e Artes - UEFS
INTRODUÇÃO:
Os autos de defloramento são documentos cíveis que contêm uma gama de informações, as quais podem ser utilizadas por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: Direito, História, Sociologia, Antropologia, Filologia, Linguística, dentre outras. Incursionar pelo universo léxico-semântico desses documentos é uma atividade que revela hábitos, ideias, conflitos e sentimentos das pessoas envolvidas no processo. A partir da edição semidiplomática de dois autos de defloramento – o de Maria Juliana, documento lavrado entre os anos de 1903 a 1915, pertencente ao Arquivo Municipal da cidade de Santo Amaro; e o de Maria José, documento lavrado em 1903, o qual está sob a guarda do Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ambos do estado da Bahia – apresenta-se um estudo acerca das lexias relativas ao campo léxico-semântico da sexualidade, ou seja, aquelas que remetem ao envolvimento sexual das vítimas e dos réus.
METODOLOGIA:
Para a edição semidiplomática dos documentos apresentados anteriormente foram seguidos alguns critérios, a saber: Para a descrição, observou-se:Número de colunas; Número de linhas da mancha escrita; Existência de ornamentos; Maiúsculas mais interessantes; Existência de sinais especiais; Número de abreviaturas; Tipo de escrita; Tipo de papel; Data do manuscrito. Para a transcrição, optou-se por: Respeitar fielmente o texto: grafia (letras e algarismos), linha, fólio, etc; Indicar o número do fólio, à margem direita; Numerar o texto linha por linha, indicando a numeração de cinco em cinco, desde a primeira linha do fólio; Separar as palavras unidas e unir as separadas; Desdobrar as abreviaturas, apresentando-as em itálico e negrito; Utilizar colchetes para as interpolações; Indicar as rasuras ilegíveis com o auxílio de colchetes e reticências. Em relação ao léxico, foram estabelecidos três microcampos relativos à sexualidade, a saber: órgãos sexuais, relações sexuais e ações.
RESULTADOS:
O estudo do léxico nos faz trilhar pelos caminhos da história do homem, ou seja, de suas relações com o meio, com o outro, consigo mesmo. Fazer isso a partir de um documento jurídico, isto é, os autos de defloramento, torna-se ainda mais relevante. Pensar na própria lexia ‘defloramento’, neste caso uma lexia arcaica, em desuso, pois na atualidade não se fala mais em deflorar, em desvirginar, sendo um termo desconhecido para boa parte da sociedade brasileira na contemporaneidade é enveredar pelo universo social do Brasil no início do século XX, é voltar no tempo, é visitar, através das palavras e sua organização no contexto em que aparecem, duas cidades interioranas brasileiras e sua população, com suas crenças e valores bem distintos dos atuais. Além da lexia mencionada, analisar termos como ‘honra’, ‘membro viril’, ‘cópula carnal’, dentre outras, nos remete ao comportamento masculino e feminino e de como esses dois gêneros se relacionavam na esfera jurídica.
CONCLUSÃO:
Estudar o léxico de uma língua é enveredar pela cultura e história do povo que a fala. Em relação ao universo linguístico retratado nos autos de defloramento, pode-se concluir que a sociedade do início do século XX era bastante preconceituosa e via a mulher como sendo um ser inferior, basta que se atente para as relações entre homem e mulher manifestadas através das lexias relativas à sexualidade.
Palavras-chave: Autos de defloramento, Estudo léxico-semântico, Sexualidade.