Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiv
IMPORTÂNCIA DO TESTE CARRAPATICIDA EM REBANHOS BOVINOS NA REGIÃO DE LAURO DE FREITAS-BA
F. S. Julião 1
L. S. Pinto 2
S. A. F. Guimarães 3
F. M. Rodrigues 4
R. P. Noronha 5
J. R. L. Ribas 6
1. Prof. MSc-IFBaiano-Orientador
2. Médica Veterinária-Autônoma
3. Médica Veterinária-Especialização-Bolsista CNPq
4. Médico Veterinário-Dr-EBDA
5. Médico(a) Veterinário(a)-MSc-ADAB
INTRODUÇÃO:
O Boophilus microplus é um parasita, que ocorre principalmente em bovinos causando perdas econômicas como mortalidade, diminuição da produção de leite, baixa qualidade do couro e aumento do custo do tratamento. Além do B. microplus, outras espécies acometem os bovinos como Ripicephalus sanguíneus, Amblyomma cajennense e Anocentor nitens. O A. nitens é conhecido como “carrapato de orelha de cavalo”, habitualmente encontrado em cavalos, asnos e mulas, em infestação na orelha e no divertículo nasal. É uma espécie, pouco estudada no Brasil e no restante do mundo, porém, sabe-se que pode causar irritação nos animais, espoliação sanguínea, queda da produtividade e predisposição a miíase. Devido a esses prejuízos é necessário fazer um controle através do uso de carrapaticidas adequados evitando a resistência. Para saber qual o carrapaticida usar, é importante que seja realizado um teste de sensibilidade dos carrapatos onde o produtor tenha a certeza que produto terá um resultado eficiente, reduzindo gastos, minimizando os resíduos e retardando a resistência. Com objetivo de determinar a eficiência das drogas utilizadas para o controle, neste trabalho testou-se 2 produtos carrapaticidas mais utilizados em uma propriedade do município de Lauro de Freitas – BA.
METODOLOGIA:
Foram removidos dos bovinos 84 carrapatos, estocados em temperatura ambiente e encaminhados ao Laboratório de Parasitologia. Para realização do bioensaio selecionou-se 30 teleóginas ativas, separando-as em 3 grupos homogêneos (2 testes e 1 controle). Os produtos químicos utilizados foram Amitraz e a associação contendo Cipermetrina, Clorpirifós e Citronela. Cada grupo teste foi imerso em 500 mL de cada diluição, utilizando-se a concentração recomendada pelo fabricante para a associação de carrapaticidas, e duas vezes a concentração recomendada pelo fabricante para o Amitraz, visto que estas são as concentrações utilizadas nos animais. Quanto ao grupo controle, utilizou-se 500 mL de água destilada para imersão das teleóginas. Após 10 minutos de imersão, foram colocadas em papel absorvente e em seguida nas placas de Petri, sob temperatura ambiente, para acompanhamento diário de pré-postura e postura.
RESULTADOS:
Além do B. microplus, foi encontrado nos bovinos o A. nitens. No 4º dia de acompanhamento, observou-se início de postura dos grupos controle tanto de B. microplus, quanto de A. nitens. Quanto aos grupos testes todos os exemplares do A. nitens estavam mortos após o 15º dia sem realização da postura, tanto no grupo testado, com Amitraz, quanto a associação. Apenas no grupo controle e o testado com Amitraz houve postura de B. microplus, após 20 dias de observação. A eclosão só ocorreu no grupo controle e pode ser observada a partir do 26º dia. Os produtos da associação e o Amitraz são comumente usados nos animais através de banhos/ imersão, no entanto, pode-se observar longevidade inesperada nos espécimes testados com Amitraz, que aliado a capacidade de postura mesmo que parcial e infértil nos indica a diminuição do efeito esperado destes produtos no controle da espécie B. microplus mesmo utilizando uma concentração duas vezes maior que a recomendada pelo fabricante. No entanto, a associação demonstrou excelente efeito sobre os carrapatos estudados, utilizando-o na concentração recomendada pelo fabricante. Estes resultados demonstram que os produtos tiveram o efeito esperado, eliminando as teleóginas sem que estas fizessem a postura.
CONCLUSÃO:
Para obter um resultado satisfatório no controle, é importante a realização de teste de sensibilidade dos carrapatos para posterior utilização do carrapaticida adequado, evitando o desenvolvimento ou aumento da resistência a estes fármacos. Assim, o produtor economiza evitando a compra de vários produtos com efeitos insatisfatórios. Entre os produtos testados o mais indicado para uso na propriedade, é a associação de cipermetrina, clorpirofós e citronela.
Palavras-chave: Boophilus microplus, Anocentor nitens, teste carrapaticida.