Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Cien - 1. Documentação e Informação Científica
ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO FOCADA NA ABORDAGEM DIGITAL
Alessandra Barbosa Santana 1
Ana Paula Oliveira Villalobos 2
1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - POSICI/UFBA
2. Profa. Doutora em Educação (UFBA) Professora adjunta do ICI/UFBA
INTRODUÇÃO:
O presente artigo trata da investigação conceitual e empírica da competência em informação pautada na abordagem digital. Este compõe uma pesquisa de mestrado que, através de um estudo de casos múltiplos em um enfoque metodológico do tipo quali-quantitativo e descritivo, objetiva analisar a competência em informação, com foco no acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, na cidade do Salvador. Para alcance do objetivo geral da pesquisa pretende-se: selecionar indicadores quali-quantitativos para a competência em informação focados na abordagem digital; analisar ações que fomentem a competência em informação; identificar como os usuários das TICs acessam, usam e produzem conteúdos digitais em rede; propor ações para o aperfeiçoamento da competência em informação com vistas à promoção da inclusão digital e social. Como resultado, a análise do pré-teste aplicado em uma escola publica da Cidade do Salvador mostrou que os estudantes participantes deste estudo empregaram apenas dois indicadores de competência em informação, entre os vinte e dois indicadores de desempenho para a competência em informação estabelecidos pela Association of College and Research Libraries (ACRL).
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, adotando-se um estudo de casos múltiplos, no universo das escolas públicas e privadas da capital baiana. A seleção das escolas se deu através de amostra intencional, sendo que dentro do universo das escolas serão construídas sub-amostras representativas (não probabilísticas) dos gestores e estudantes. Quanto ao procedimento de coleta de dados: observação direta simples nos lócus de estudo (anotações em diário de campo), entrevistas e aplicação de questionários.
As entrevistas realizadas com os coordenadores ou diretores e estudantes das escolas foram semi-estruturadas, sendo que as questões da entrevista e do questionário foram formuladas com base em indicadores de competência em informação (ACRL 2000) e indicadores estatísticos centrados em tecnologias informacionais.
RESULTADOS:
Assim, a partir da analise dos dados coletados acerca das competências mobilizadas pelos alunos do Colégio Central no acesso, uso e avaliação da informação digital, a pesquisa evidenciou as dificuldades dos alunos relacionadas à competência em informação adotando como modelo as normas da ACRL. A pesquisa salientou a pouca habilidade dos estudantes frente ao universo informacional, o que colabora para o baixo índice de inclusão digital e social efetivas.
Das cinco normas apresentadas e dos 22 indicadores de desempenho da ACRL (2000), foi possível identificar nesta etapa da pesquisa, que os alunos do Colégio Central empregam pouquíssimos indicadores de desempenho.
As demais normas não apareceram entre as habilidades dos estudantes ou não foram passíveis de verificação devido aos limites da pesquisa. A investigação da competência em informação será intensificada com a aplicação da técnica da entrevista com os estudantes e com a ampliação da amostra, já que a presente analise trata uma reduzida amostra referente ao pré-teste com a finalidade de validar o instrumento de coleta de dados.
CONCLUSÃO:
Neste cenário retratado na analise de dados, conclui-se que para acessar, avaliar e utilizar a informação com a finalidade de gerar conhecimento é necessário não apenas a democratização das TICs, mas também que os indivíduos sejam estimulados e educados a desenvolverem habilidades e competências informacionais. Desta forma, fica evidente através dos resultados desta pesquisa, a relevância da atuação dos profissionais da informação e educadores em prol do desenvolvimento das competências.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: competência em informação, tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital.