Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
POTENCIAL DE ENRIQUECIMENTO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COM ESTREPTOMICETOS
Cristiano Oliveira do Carmo 1
Márcia Oliveira do Carmo 1
Erasto Viana Silva Gama 2
Marlon da Silva Garrido 3
Ana Cristina Fermino Soares 4
1. Estudante de graduação em Engenharia Agronômica - UFRB
2. Estudante de Mestrado do CCAAB – UFRB, Bolsista FAPESB
3. Pós doutorando em Agroecologia – UFRB
4. Professora Adjunto do CCAAB – UFRB, Orientadora
INTRODUÇÃO:
A agricultura sustentável busca associar técnicas de baixo impacto que otimizem a produção agrícola, com base no conhecimento dos processos ecológicos do sistema solo-planta, destacando os processos microbianos relacionados a ciclagem de nutrientes e a dinâmica da matéria orgânica. Os actinomicetos (AC) são bactérias gram–positivas comumente isoladas do solo, pertencentes à classe Actinobacteria, conhecidos por sua ampla produção de metabólitos secundários. O gênero Streptomyces spp. tem sido estudado no controle biológico de fitopatógenos e promoção de crescimento de plantas e têm um papel importante nos processos de compostagem e degradação da matéria orgânica. Assim, a introdução de isolados selecionados de actinomicetos nos processos de compostagem pode acelerar o processo de degradação da matéria orgânica, tornando os nutrientes disponíveis para a planta. O objetivo deste trabalho foi determinar a população de actinomicetos em diferentes combinações de matéria orgânica inoculadas com isolados selecionados de actinomicetos e submetidas a compostagem, para estudos futuros de enriquecimento de compostos orgânicos com estes microrganismos e promoção de crescimento de plantas.
METODOLOGIA:
Foram avaliados os isolados de estreptomicetos codificados como AC-16, AC-26, AC-92 e AC-103. Estes foram multiplicados em meio AGS (Arginine-Glycerol-Mineral Salt Agar) e após 10 dias de incubação a 30 °C, discos da cultura foram transferidos para frascos de Erlenmeyer contendo 50 g de arroz umedecido e esterilizado. O arroz colonizado foi lavado com água destilada e a suspensão foi inoculada nas seguintes combinações de materiais orgânicos: esterco (E) + crotalária (CR), esterco (E) + capim elefante (CE) e esterco (E) + gliricídia (GL), todos na proporção de 30% de esterco e 70% do material vegetal, no início do processo de compostagem, o qual atingiu a maturação com 120 dias. O tratamento controle não foi inoculado. A quantificação de actinomicetos no composto foi realizada por meio de diluição seriada e plaqueamento em meio de cultivo AGS e determinação das unidades formadoras de colônia (UFC).
RESULTADOS:
Não foi observada diferença significativa quanto a UFC de actinomicetos por grama de composto, para os compostos formulados com crotalária e capim elefante, em relação à testemunha. Comparando a capacidade de multiplicação dos actinomicetos nos diferentes compostos orgânicos, observou-se que a população dos isolados AC 16, AC 26, AC 103 e dos actinomicetos nativos presentes no tratamento sem inoculação não diferiu para todos os compostos testados. Somente a população do isolado AC 92 apresentou diferença significativa em relação aos demais isolados e a testemunha, quando inoculado no composto orgânico com gliricídia.
CONCLUSÃO:
O composto produzido com gliricídia e esterco proporcionou o aumento da população do actinomiceto do gênero Streptomyces, codificado como AC 92.
Instituição de Fomento: UFRB
Palavras-chave: Streptomyces spp., Compostos orgânicos, Promoção de crescimento.