Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS
Janan Souza Almeida 1
Urbanir Santana Rodrigues 2
Éder P. Rodrigues 2
1. Graduando de Enfermagem da UFRB
2. Profª. Mestre de Enfermagem da UFRB
3. Profº. Mestre de Enfermagem da UFRB
INTRODUÇÃO:
A terapia transfusional é um processo que mesmo em contextos de indicação e, respeitando todas as normas técnicas preconizadas, envolve riscos, sejam eles imediatos ou tardios. As reações transfusionais são agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados, podendo ser classificadas em imediatas ou tardias. No tocante a responsabilidade do enfermeiro, cabe à conferência dos dados contidos no rótulo da bolsa e do prontuário do paciente, que devem ser realizadas antes da instalação de uma transfusão, no sentido de prevenir a sua instalação indevida. Além disso, e também antes da instalação do sangue, é imprescindível a verificação dos sinais vitais do paciente.
METODOLOGIA:
Diante disto, fizemos um estudo bibliográfico cujo objetivo foi discutir sobre as principais reações transfusionais apresentadas durante transfusões de hemocomponentes e como a enfermagem pode atuar frente a tais reações. O referencial foi Resolução nº 153/2004 da ANVISA e a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 306/2006 que estabelece a execução e/ou supervisão da administração de hemocomponentes, atuando nos casos de reações adversas como competência do enfermeiro.
RESULTADOS:
Durante todo período de transfusão o paciente deve ser rigorosamente observado, principalmente nos primeiros 10 minutos. O tempo de infusão de cada bolsa nunca deve exceder quatro horas. Na suspeita de reação transfusional, a transfusão deve ser suspensa, manter o acesso venoso com solução fisiológica 0,9%; verificar os sinais vitais e o estado cardiorrespiratório; providenciar a punção de um segundo acesso venoso; coletar e enviar amostra do paciente ao serviço de hemoterapia, junto com a bolsa de sangue e o equipo; coletar e enviar amostras de sangue e/ou urina para o laboratório clínico.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a enfermagem possui uma função relevante na equipe multiprofissional e a sua ação é imprescindível para assegurar a qualidade e garantir a segurança durante todo ciclo hemoterápico.
Palavras-chave: Enfermagem, Reações transfusionais, Hemoterapia.