Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS
Irialinne Queiroz Rios 1
Joselisa Maria Chaves 2
1. Graduanda em Geografia-Universidade Estadual de Feira de Santana
2. Professora Doutora, Área de Geociências/DEXA-UEFS-Orientadora
INTRODUÇÃO:
A escola tem um importante papel de servir como estimuladora do convívio diário do aluno com a arte, e a partir dessa interação buscar a construção de novos conhecimentos. Por isso faz-se necessária a inserção das manifestações artísticas no ambiente escolar, na tentativa de ampliar a criatividade e a sensibilidade dos alunos, concebendo a cultura como uma forma de transmitir costumes e valores.
A aprendizagem e o ensino são as duas formas de considerar e entender a construção do conhecimento. A segunda delas parte da responsabilidade do professor em tentar passar com clareza os assuntos e criar “estratégias de aprendizagem”, dentre elas a escolha do “melhor” recurso didático, capaz de prender a atenção dos alunos e expor os conteúdos numa linguagem compreensível e atrativa.
Objetiva-se enfatizar o poder da música como instrumento utilizado no ambiente escolar, que pode servir como subsídio na contextualização dos conteúdos, além de estimular o raciocínio dos alunos perante a interpretação, tornando-os mais críticos e reflexivos. Pretende-se fornecer aos professores um banco de dados de músicas que possa auxiliar no seu papel como mediador e facilitar indiretamente seu trabalho, deixando apenas a tarefa de explorar a viabilidade e o aporte que a linguagem musical oferece.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada foi composta, primeiramente, por uma revisão bibliográfica para a obtenção do arcabouço teórico sobre a utilização da música em sala de aula nas diversas áreas temáticas, uma vez que é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento e a continuidade da pesquisa.
Posteriormente, foi realizado um levantamento de músicas em que as letras expressam conteúdos ou temas de geociências e que possam ser utilizadas para o aprendizado de disciplinas de ciências e geografia. Foram acessados sites que disponibilizam letras, cifras e trechos de músicas tais como www.vagalume.com.br, http://letras.terra.com.br, www.letrasdemusicas.com.br/.
Vale ressaltar que, pelo fato da pesquisa ainda está na fase inicial, o banco de dados de músicas se encontra incompleto e sujeito a modificações, pretendendo-se aos poucos torná-lo bem diversificado e significativo.
RESULTADOS:
Até o momento, foram incluídas no banco de dados músicas que abordam assuntos, tais como, a Configuração do Sistema Solar, Agentes Internos do Relevo, Clima, Sensoriamento Remoto, Movimentos da Terra, etc.
Cabe salientar que, nem sempre as letras expõem diretamente o conteúdo a ser tratado ou foram escritas para tal finalidade, mas a interpretação das figuras de linguagem encontradas pode transmitir informações significantes. Como a música O Segundo Sol, composição de Nando Reis, no trecho: “Que eu fui lá fora/E vi dois sóis num dia/ E a vida que ardia”, ao tentar entender o porquê da “existência” de dois sóis, disperta a dúvida sobre o que ou quem seria esse segundo sol, o qual é comparado e assimilado ao único sol, que é fonte de energia, essencial para a vida no planeta Terra.
Na composição gospel também podem ser explorados temas de geociências, como na música Apocalipse, interpretada por Damares; o trecho abaixo deixa explícito como se dá a dinâmica interna da Terra e sua configuração : “O magma da terra super aquecido/Cria terremotos e ascende os vulcões/ As placas tectônicas se movimentam/Causando maremotos e destruições”.
Este banco de dados reúne uma variedade de gêneros musicais, que visa atender todos os gostos e incentivar à apreciação da arte musical como um todo.
CONCLUSÃO:
O hábito de ouvir músicas é marcante do cotidiano das pessoas, no entanto, ainda existe a necessidade da inclusão desse hábito no ambiente escolar, aproveitando o poder persuasivo da música para a construção de novos conhecimentos, a partir de atividades mais dinâmicas e prazerosas.
Apresenta-se a construção de um banco de dados que pode se tornar uma ferramenta poderosa e uma alternativa que complementa os tradicionais recursos didáticos e as monótonas aulas expositivas.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Recurso didático, Música, Geociências.