Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
PRODUÇÃO CONVENCIONAL X PRODUÇÃO INTEGRADA DE LIMA ÁCIDA TAHITI: IMPACTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR
Milene Caldas da Silva 1
José Eduardo Borges de Carvalho 2
Camila Brasil Dias 3
1. Engenheira Agrônoma.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
2. D.Sc.Pesquisador.Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
3. Engenheira Agrônoma.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
INTRODUÇÃO:
A utilização de práticas de manejo de solo como, uso de coberturas vegetais e subsolagem, melhoram a morfologia da planta, uma melhor distribuição do sistema radicular permite explorar maior volume de solo para absorção de nutrientes e principalmente de água em profundidade. A produção citrícola nos Tabuleiros Costeiros, onde predominam Latossolos Amarelos e Argissolos Amarelos, caracterizados como profundos, ácidos e com presença de horizontes coesos (Jacomine et al., 1977), é realizada praticamente sem uso de irrigação, pois a região dispõe de uma distribuição de chuvas regular durante 9 a 10 meses/ano (CNPMF, 1993). Práticas culturais, como a utilização de leguminosas nas entrelinhas e herbicidas nas linhas, em áreas subsoladas a 0,50 m de profundidade, que foram capazes de aumentar o volume do sistema radicular dos citros neste ecossistema entre 68 e 148% e a produção de frutos entre 28 e 40%, respectivamente (Carvalho et al.,1999). Relação positiva entre desenvolvimento de raízes e produção de frutos cítricos nos Tabuleiros Costeiros também foi encontrada por Rezende et al.(2002).
O objetivo deste trabalho foi avaliar o sistema radicular da Lima Ácida Tahiti, verificando a capacidade das raízes de explorar o solo, comparando dois sistemas de cultivo.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido em um pomar de Lima Ácida Tahiti, instalado no município de Cruz das Almas, BA, na área experimental da Embrapa. Constituído por dois tratamentos: 1. Sistema convencional; 2. Sistema em Produção Integrada, plantio direto de amendoim forrageiro (Arachis pintoi) na entrelinha. Com o auxílio de um cilindro de 7,65cm de diâmetro, nas profundidades 0 a 25 cm; 25 a 50 cm; 50 a 75 cm e 75 a 100 cm, em quatro pontos, demarcados ao redor de cinco plantas por tratamento, para avaliar o desenvolvimento do sistema radicular. Para a retirada das amostras nos espaços entre as plantas marcou-se um metro (1,0m) a partir do caule da planta até o meio da rua, apartir desse ponto, foi marcado o outro ponto em direção à planta a 0,50m, totalizando dois pontos (1,0 e 0,50m). Nas linhas de plantio repetiu-se o processo. Após a lavagem, as raízes foram escaneadas em folhas de transparência na resolução de 100 dpi. As imagens foram submetidas ao Programa GS Root.).
RESULTADOS:
Os resultados para a densidade(cm.cm3)do sistema radicular, foi superior e duas vezes maior para o sistema em produção Integrada na entrelinha com 4,82cm.cm3, onde há o plantio do amendoim forrageiro(Arachis pintoi) enquanto que no sistema convencional 2,41 cm.cm3. Na distância 0,50m da planta foi o local onde apresentou as maiores densidades de raízes, para os dois sistemas estudados com médias de 3,23 e 4,50cm.cm3 ,para linha e entrelinha, respectivamente.Não foram observadas diferenças estatísticas significativas quando avaliou-se as diferentes profundidades.
CONCLUSÃO:
- A maior concentração das raízes encontra-se há 0,50m da planta independente do sistema.
- o uso da cobertura vegetal no sistema em produção Integrada pode ter contribuído para o melhor desenvolvimento do sistema radicular dos citros.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Citros, Cobertuta Vegetal, Raízes.