Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA: PERCEPÇÕES DO USO DAS TICS NO CONTEXTO DO PROJETO GECIE
Ana Claudia De Souza Fernandes 1
Ana Celeste da Cruz David 2
Leliana Santos de Sousa 3
1. Secretaria da Educação do Estado da Bahia
2. Secretaria da Educação do Estado da Bahia
3. Universidade do Estado da Bahia
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste artigo é refletir as percepções do grupo prático pesquisador – GPP sobre as tecnologias da informação e comunicação no contexto do projeto de pesquisa “A gestão do conhecimento como fator de inovação institucional para a gestão administrativa e pedagógica nas escolas públicas estaduais de Salvador” (GECIE). Um projeto ora em andamento, coordenado pelo Grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (PGDR), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado – FAPESB.
A pesquisa tem como objetivo investigar aspectos da gestão do conhecimento, inovação e aprendizagem organizacional, no ambiente escolar. Têm como lócus duas escolas estaduais de Salvador e, como pressuposto a formação de grupo prático pesquisador. A metodologia empregada é o estudo de caso comparativo, apoiado na concepção do prático pesquisador. A concepção do prático pesquisador se fundamenta na condição própria do educador, como pesquisador em seu ambiente da escolar. Profissional que preocupado com as questões do seu local de inserção social e profissional, busca revelar os fatos e compreender os fenômenos.
A pesquisa se organiza em três etapas. Primeira e segunda etapa já efetivada. Em andamento a analise e divulgação dos resultados.
METODOLOGIA:
A realização desta pesquisa organizou-se em três etapas, sendo todas permeadas por diferentes tecnologias (lista de discussão, diário de bordo e ambiente virtual de aprendizagem) para registro de impressões e expressões do GPP.
Na primeira etapa da pesquisa se constituiu o grupo prático pesquisador – GPP e desenvolveu-se ações de estudo e analise de temas vinculados a gestão do conhecimento e inovação (Terra, Senge, Nonaka e Takeushi), inteligência coletiva (Lévy) e metodologia da pesquisa (estudo de caso Gil, prático pesquisador Kohn). Com base nos fundamentos da inteligência coletiva a segunda etapa do trabalho foi de construção dos instrumentos de pesquisa denominado dispositivo “árvore do conhecimento”. A técnica utilizada nesta atividade foi o desenho livre. A pesquisa em fase de conclusão realiza analise e divulgação dos resultados.A dinâmica que envolve os práticos pesquisadores mediados por tecnologias digitais registra especificidades dos saberes do grupo.
RESULTADOS:
No desenvolvimento deste projeto podemos constatar que os conhecimentos foram construídos de forma mediada pelas diversas experiências que os sujeitos, membros do GPP traziam de seus outros grupos sociais dos quais fazem parte. As respostas aos conflitos surgidos não chegavam prontas e acabadas, mas sim em processo de contínua busca de conhecimentos nos ambientes da educação básica e superior, em uma constante integração, pois o desafio em investigar a Gestão do Conhecimento na escola pública crescia ao mesmo tempo em que nos surpreendia, pois eram inúmeros os saberes que nos evidenciavam os participantes nas diversas discussões que tínhamos acerca dos temas propostos no trabalho sempre buscando conexão com a realidade escolar e pessoal de cada um a fim de encontrar elementos para elaboração de propostas coletivas com perspectivas de sucesso.
A utilização das tecnologias surge como dificuldade no âmbito do uso dos recursos disponibilizados: diário de bordo, ambiente virtual e lista de discussão. Alguns participantes evidenciaram resistência por sentirem-se distantes desta prática. Entretanto a mostra desta dificuldade significou também uma inquietação que gerará um impulso em busca de recursos que proporcione a ultrapassagem deste obstáculo em posteriores atividades.
CONCLUSÃO:
As etapas da pesquisa se desenvolveram de forma crescente, com perdas e ganhos constantes com a formação do GPP. Os resultados indicamque ainda há muito a se fazer. Representa o ponto de partida para novas formas de pensar e gerir a GC na organização escolar.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Inovação, Gestão Escolar.