Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A contribuição de Recursos Didáticos para o aprendizado de alunos do 9º Ano (EJAEF): Associação entre Experimentação e Palavras Cruzadas.
Éverton da P. Santos 01
Gezyel B. de Aquino 01
João Marcos S. dos Santos 01
Josevania T. Guedes 01
Lenalda D. dos Santos 01
1. Faculdade Pio Décimo
2. Faculdade Pio Décimo
3. Faculdade Pio Décimo
4. Profª MSc. - Faculdade Pio Décimo
5. Profª MSc (UFPB) - Faculdade Pio Décimo
INTRODUÇÃO:
Durante muito tempo o ensino de Química e de outras Ciências estava voltado para a transmissão do conhecimento por parte do professor no processo de ensino aprendizagem, que valorizava a instrução tradicional, na qual o aluno era considerado depósito de informações e não participava de forma ativa na construção do conhecimento.
Hoje, com a globalização e o avanço nas áreas tecnológicas, é possível observar que a educação está em um momento de reflexão, em que as aulas tradicionais cedem espaço às aulas contextualizadas que possibilitam a utilização de diversos recursos didáticos, que podem ser feitos desde materiais alternativos até produtos de altas tecnologias.
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Química, visto que, os alunos da instituição pesquisada se apresentavam desinteressados e desmotivados, na qual se relata a utilização de dois tipos de recursos didáticos, a experimentação e o lúdico, aplicada em uma turma de 9º Ano EJAEF.
METODOLOGIA:
A metodologia desenvolvida foi aplicada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental EJA composta por 25 alunos com faixa etária entre 15 e 35 anos.
Foram realizadas aulas teórico-práticas, nas quais, os conteúdos teóricos eram ministrados de forma articuladas com as aulas práticas, não de forma que a prática fosse uma comprovação do assunto teórico ministrado, mas de modo que uma aula completasse a outra.
Quanto ao método de avaliação e mensuração do conhecimento dos alunos quanto aos conteúdos ministrados, utilizaram-se palavras cruzadas.
RESULTADOS:
Sabe-se que o ensino para turmas de EJA geralmente é trabalhoso e requer bastante esforço do professor para que os alunos entender os assuntos ministrados.
As aulas assumiram caráter teórico-práticas, por isso, os experimentos não foram aplicados na intenção de comprovar o que foi explicado, mas atuar como uma proposta para fixar o aprendizado.
Observou-se que os alunos se interessaram, pois percebiam a importância e a relação que a Química possuía com a aplicabilidade no cotidiano de cada um.
Durante a resolução das palavras cruzadas os alunos se mostraram bastante motivados, principalmente por não serem exercícios comuns.
As falas dos alunos refletem a satisfação pela realização da metodologia aplicada: “Eu nunca tive uma aula dessa maneira”.
“Essa aula foi boa porque não precisei copiar muito do quadro, só observando o experimento, eu aprendi”.
“Gostei dessa aula porque aprendi brincando”.
CONCLUSÃO:
A utilização de novos recursos no ensino de química é indispensável no processo de formação e construção do conhecimento dos alunos dentro e fora do ambiente escolar, tornando-os, assim, relevantes no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam aplicados de forma correta.
Assim, faz-se mister um novo paradigma que privilegie o papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem, com um ensino mais exigente de conhecimento contextualizado, desprezando a reprodução e a memorização.
Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Palavras Cruzadas, Experimentação.